Plantas para decorar apartamento? Sim, é possível!

Como decorar o apartamento com plantas

Uma das principais lamentações dos moradores de apartamento é o fato de não haver um quintal para cultivar suas plantas. Por conta disso, os profissionais de paisagismo, jardinagem e decoração têm investido em muito estudo para divulgar dicas para decorar sua casa com plantas, flores, folhagens e até uma horta.

Por conta do clima brasileiro, há uma infinidade de opções que vivem bem em lugares fechados, mas é preciso ter cautela às especificidades de cada região. Pessoas que procuram imóveis à venda em Curitiba, por exemplo, devem levar em conta o rigoroso inverno para investir nas melhores escolhas.

Manter a casa com plantas harmoniza o ambiente, torna-o mais alegre e ainda pode dar um toque pessoal aos cômodos. Para começar a cultivar, vamos ajudar você com dicas para manutenção e as espécies ideais para apartamentos. Prepare seus vasinhos e confira!

Procure lugares ventilados e que recebam luz natural

Antes de sair limpando as prateleiras da loja de jardinagem, é bom você planejar quais ambientes do seu apartamento receberão as plantas. De modo geral, o ideal é que elas fiquem em espaços que recebam a luz solar e sejam bem ventilados.

Procure pensar nos espaços que elas vão ocupar de modo a não adquirir uma folhagem muito grande, como uma samambaia, para um lugar muito limitado.

É importante, também, verificar se você prefere uma única planta ou vários vasinhos pequenos, já que isso faz muita diferença na hora de escolher a espécie que será cultivada.

Como decorar o apartamento com plantas

Uma boa dica é reservar prateleiras próximas às janelas do apartamento ou nos corredores, já que eles costumam ser bem arejados.

Cozinhas e banheiros também são ótimos lugares para cultivar plantas, além de dar um toque todo especial ao ambiente. Nesse caso, opte por flores e folhagens que aceitem a umidade sem comprometer sua sobrevida.

No quarto também pode

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, é permitido ter folhas e flores no quarto. Durante o dia, com a fotossíntese estimulada pela luz solar, as plantas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio.

Como decorar o apartamento com plantas

À noite elas realmente “recuperam” um pouquinho do que produziram, mas não é nada que seja relevante no oxigênio do ambiente.

A quantidade de oxigênio consumida por um vaso de flores é muito menor do que a consumida por outro ser humano, por exemplo, e nunca foi proibido compartilhar um quarto, não é mesmo?

Por isso, se você sempre quis decorar o quarto com plantas, mas tinha receio, pode ficar tranquilo!

Conheça as espécies mais indicadas para apartamentos

Antúrio

Essa flor com formato exótico traz um colorido a qualquer ambiente. Se você quer ter um antúrio em seu apartamento, procure deixá-lo em um lugar sem luz do sol direta.

Como decorar o apartamento com plantas - Antúrio

Os antúrios se dão muito bem com a sombra, por isso é bastante indicada para lugares cobertos e jardins de inverno protegidos. Você pode plantá-los em pequenos jardins na varanda ou então mantê-las em vasos.

O cuidado que essa flor demanda é pouco e você só precisa regá-la de três a quatro vezes por semana. Para reservar o lugar dela, entretanto, leve em conta que ela pode chegar a 90 centímetros de altura.

Violetas

Essas pequeninas e coloridas flores são um clássico nas cozinhas das avós. As violetas vivem muito bem em ambientes internos, já que a luz solar direta pode matá-las.

Como decorar o apartamento com plantas - violeta

Deixe suas violetas em pequenos vasos e decore sua cozinha, seu banheiro, seu quarto e seus corredores. A variedade de cores torna essa flor uma das mais escolhidas, já que combinam com qualquer tonalidade predominante no seu cômodo.

Essa planta não exige água todos os dias; somente o suficiente para umedecer o solo.

Palmeira Areca

Para quem curte grandes folhagens verdes, a Palmeira Areca é uma ótima opção. Elas podem chegar a três metros de altura, dependendo da variação que você comprar.

Se quer manter uma Palmeira no seu apartamento, procure adubá-la bem e podar quando achar necessário. Verifique com um jardineiro a melhor periodicidade, de acordo com o clima da sua cidade.

Essa espécie pode ficar em grandes vasos no chão ou na sacada, já que vivem bem com pouca ou muita luz solar.

Pau D’Água

A Pau D’Água é uma folhagem que fica muito bem em apartamentos mais fechados e escritórios.

Sua versatilidade e beleza são os motivos que mais atraem os moradores de apartamentos, já que elas vivem bem em ar-condicionado e mesmo em ambientes com pouca ou nenhuma luz natural.

Mesmo com várias facilidades, essa planta deve ser regada todos os dias e plantada em vasos de médios a grandes, para garantir seu bom desenvolvimento.

Azaleia

As Azaleias florescem no inverno e são uma boa dica para quem busca apartamento à venda em Curitiba. Em dias cinzas, elas devolvem o colorido que todo mundo precisa para manter a energia e o bom humor.

Como decorar o apartamento com plantas - azaleia

Ainda que essas flores sejam geralmente cultivadas em jardins e quintais, é possível mantê-la em um apartamento se receber luz solar por cerca de duas a quatro horas diárias.

Mantenha suas azaleias em sacadas e varandas e observe-as crescendo saudáveis e com cores vibrantes.

Hortas conferem charme e funcionalidade

Se você está procurando por um apartamento para alugar em Curitiba e acha que nunca terá uma hora para chamar de sua, pode ficar despreocupado. As hortas urbanas hoje são uma tendência e existem cada vez mais formas de cultivar seus temperinhos em casa.

Como decorar o apartamento com plantas - horta vertical

Em pequenos ambientes, o ideal é que você invista em uma horta vertical. Ocupando pouquíssimo espaço, essas hortas só exigem uma parede e nada mais.

Para montar a sua, é possível utilizar pallets e até garrafas pet como parte do painel, já que a estrutura não precisa ser muito resistente.

Reserve um lugar na casa com ventilação e incidência da luz do sol, já que a maioria das ervas e temperos demandam esses cuidados.

Ter uma horta em casa, além de ser uma atitude sustentável, estimula a alimentação baseada em produtos naturais e evita que você ou sua família consumam agrotóxicos, que comprovadamente fazem mal à saúde.

Além disso, cultivar suas plantinhas pode se tornar um hobby que ainda era desconhecido.

Você pode começar com ervas fáceis de ser plantadas, como hortelã, tomilho ou alecrim. Depois de pegar a prática, ouse com tomatinhos cereja e até morangos.

Com a urbanização exagerada, todo mundo quer trazer um pouquinho de verde para o dia a dia. Se você seguir nossas dicas, vai ver que é possível ter plantas para decorar apartamento e flores para um colorido a mais na sua decoração. Esse conteúdo ajudou você? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e estimule a jardinagem entre seus amigos!

Um comentário sobre “Plantas para decorar apartamento? Sim, é possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.