Para que serve o treino funcional

Hoje em dia, muitas academias em todo o país oferecem treinamento funcional. Porém, são muitas as pessoas que não entendem essa atividade e, por isso, acabam não dando uma chance para o exercício.

Venha entender o que é e para que serve o treino funcional!

treino funcional

O que é o treino funcional?

Treino funcional é um conceito que existe desde os anos 1910, se referindo a um programa de treinamento que deixa o indivíduo mais funcional – ou seja, mais preparado para desempenhar suas funções mais comuns.

No começo, esse treinamento era voltado para o powerlifting, com movimentos de levantamento, supino e agachamento para promover fortalecimento muscular. Com o tempo, começou a surgir a abordagem que conhecemos hoje como treino funcional, e exercícios para aumentar a resistência, estabilizar a coluna e ter mais flexibilidade foram introduzidos.

Hoje em dia, o treino funcional é oferecido em academia de pilates por todo o país. As aulas consistem em exercícios que usam o peso do próprio corpo, alongamentos e uso de acessórios que geram alguma instabilidade para trabalhar o equilíbrio.

treino funcional

Para que serve o treino funcional?

Quem deve procurar uma academia de pilates para fazer o treino funcional? Na verdade, qualquer um pode se dedicar a essa atividade. Como o nome já diz, esse tipo de treinamento tem como objetivo melhorar as funções do seu corpo: correr, pular, levantar objetos, puxar e empurrar objetos, se equilibrar, etc.

Por isso, os exercícios serão programados para que você melhore seu desempenho nesse tipo de tarefa. Tudo ao seu ritmo: quem tem alguma limitação física pode falar com o instrutor e, então, fazer exercícios especiais, que não exponham o aluno a qualquer tipo de risco.

O treino funcional é uma boa pedida para quem quer perder peso, ganhar massa muscular ou mesmo apenas adicionar mais exercícios ao dia a dia, tornando sua rotina mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.