Dicas para restaurar móveis antigos com verniz

Se você e quer preservar um móvel antigo ou renovar um ambiente sem gastar muito, conheça essas dicas para restauração com verniz pu.

Os móveis de madeira são conhecidos por sua durabilidade e resistência, e podem se desgastar com o tempo, mas são fáceis de reformar e podem ser facilmente reaproveitados. Todas essas qualidades fazem valer o alto investimento, pois são também móveis mais caros e mais difíceis de encontrar. Geralmente, são cobertos com uma camada simples de verniz pu, mas mesmo se o móvel for pintado, ainda é possível transformá-lo em uma nova peça e dar uma cara nova ao ambiente, sem gastar muito.

Antes de mais nada, é importante ter paciência, já que os processos pedem calma, cuidado e tempo. Além disso, para garantir um bom resultado e menos dor de cabeça no “modo de fazer”, prefira um local arejado e iluminado para trabalhar. Proteja o local forrando-o com jornais velhos ou plástico para evitar respingos e sujeira. Feito isso, agora é a vez de se proteger. Use roupas velhas, que possam ser descartadas ou sujas, e sempre mantenha os equipamentos de proteção básicos: luvas, máscara e óculos de proteção, para não se machucar durante o processo.

Para começar, analise o móvel por inteiro. Anote o que deverá ser feito durante esta reforma, assim você pode se preparar e fazer uma lista dos materiais a serem utilizados. Feito isso, deixe tudo o que você vai usar à mão em uma bancada. Se você tem dúvida do que pode precisar, anote aí uma lista básica para começar a sua reforma:

– Lixas de diferentes gramaturas;

– Cola e massa para acabamento em madeira;

– Rolinhos e pincéis;

– Pano úmido para limpar o móvel;

– Pano seco para limpar o móvel;

– Imunizador para madeira;

– Selador para madeira;

Verniz pu para madeira;

– Jornal velho para proteger o chão.

– Luvas, máscaras e óculos protetor.

Preparo do móvel

Deixe a peça completamente livre e limpa antes de iniciar a restauração. Retire os puxadores e dobradiças, com muito cuidado. Veja se esses metais precisam ser substituídos ou se podem ser reaproveitados. Isso faz com que o acabamento seja melhor e que a peça possa ser completamente coberta pelo verniz pu. É também nesse processo que conhecemos o verdadeiro estado do móvel, e podemos perceber seus defeitos e as partes que necessitam de preenchimento com massa ou cola. Após, limpe o móvel usando panos úmidos e flanelas para retirar sujeiras acumuladas, deixando a peça pronta para a próxima fase.

Limpando a superfície

Para os móveis com acabamento de verniz pu, não há a necessidade de usar nenhum removedor. Passe direto para o passo do lixamento manual, até obter uma superfície lisa e fosca. Após o lixamento, remova os resíduos, pó e sujeira que tenham sobrado no móvel com uma flanela ou pano.

É hora da ação

Agora que a madeira está crua e limpa, é aconselhável a aplicação de um produto imunizante e de um selador para madeira, para preservá-la por ainda mais tempo. Aguarde o tempo de secagem e aplique o verniz pu para madeira. Ao escolher este produto, considere se o móvel ficará em ambiente interno ou externo e adquira o produto adequado. Aplique 2 demãos de verniz pu da seguinte forma: aplique a primeira demão, aguarde o tempo informado pelo fabricante. Lixe levemente com lixa fina e remova todo o pó com um pano seco. Aplique a segunda demão. Aguarde a secagem total da tinta ou verniz, para usar o novo móvel.

Agora você que você aprendeu algumas dicas para restaurar móveis antigos com verniz, pode dar uma cara nova para os ambientes da sua casa sem precisar reformar e pode economizar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.