A decoração de cozinha vintage está em alta. Ela foca na retomada de itens das décadas mais antigas, como 1960 e 1970. E são inúmeras formas de adotar essa tendência e deixar a sua casa uma graça.
Não é só a moda fashion, afinal, que retoma tendências antigas. A decoração também o faz e apostar em itens de outras décadas é uma forma de esbanjar estilo. Igualmente, de conquistar um lar confortável e muito fofo!
Além disso, a cozinha é perfeita para isso. Afinal, até hoje é possível encontrar eletrodomésticos culinários que repetem tendências de outras décadas. Por isso, confira hoje como colocar essa moda em prática e cozinhar e servir pratos com muito estilo!
O que é uma cozinha vintage?
A cozinha vintage nada mais é do que o cômodo que adota itens que remetam ao estilo utilizado em décadas mais antigas. Nesse caso, ela se volta com mais precisão às modas de decoração do cômodo de 1950, 1960 e 1970.
Assim, inclui eletrodomésticos arredondados. Também, muito (eu disse muito!) esmalte, seja nos itens eletrônicos, louças e recipientes diversos. Igualmente, às cores. As cozinhas dessa época, afinal eram repletas de cores!
Aliás, um bom conceito que indica a cozinha retro é “Cozinha de vó”. E, saiba, ela está mais moderna e em alta do que nunca! Para saber como adotar o estilo, não deixe de continuar lendo. Confira agora mesmo inspirações e dicas de como fazer uma cozinha vintage.
Cozinha vintage está em alta: Veja como ter a sua
Estamos diante do verdadeiro antigo moderno! Isso, pois, apesar da antiguidade das peças e de remeterem a outras décadas, elas estão super em alta. Além disso, muitos itens estão repaginados sem perderem o viés retrô.
Aprenda agora, então, como ter uma linda cozinha retrô e vintage na sua casa!
Eletrodomésticos com ar retrô
Primeiramente, é claro, não poderíamos ter outras referências! Os eletrodomésticos de natureza retro são lindos, cheios de estilo e cores. Além disso, costumam ser esmaltados e ter os cantos arredondados.
E não se preocupe! Pois, para adotar os eletrodomésticos com ar vintage não é preciso escolher itens velhos ou com poucas funções. Hoje existem muitas marcas que lançam produtos novinhos em folha, mas com imagem retrô.
Aliás, você pode apostar em misturar móveis modernos e eletrodomésticos desse tipo, onde as geladeiras sempre se destacam. Veja, por exemplo, como a inspiração abaixo faz isso com perfeição!
Aposte nas cores
Continuando nossas dicas de como fazer uma cozinha vintage na sua casa, é impossível não citar as cores. Afinal, o retrô é bastante colorido e isso fica claro em todas as nossas inspirações.
Dentre as cores mais comuns estão o rosa, verde, vermelho e amarelo. Além disso, os tons em menta ou envelhecidos. Por isso, não deixe de colorir sua casa para obter a sonhada cozinha vintage!
Leve plantas à cozinha
Pois bem, se cores dão a letra da cozinha retrô, apostar em plantas no cômodo é uma ótima forma de colori-lo. Por isso, não deixe de utilizá-las para dar vida e muito conforto para sua casa, refeições e para o momento de cozinhar.
Mesa e cadeiras de madeira são vintage
Outros itens que ajudam a dar o ar de cozinha vintage são as cadeiras e mesas de madeira. Aqui, novamente, são inúmeras as oportunidades. Desde os modelos mais crus e artesanais até os mais modernos encontram vez.
Veja, por exemplo, como você pode apostar em uma mesa com ar artesanal e banquetas bastante modernas! Isso, é claro, mantendo o ar vintage que você busca para a sua casa. Estilo, portanto, é o que não falta ao adotar essas peças!
Conceito aberto é moderno e vintage ao mesmo tempo
Atualmente está em alta, também, o conceito aberto de cozinha. Mas o que é isso? É a possibilidade de ter visão, da cozinha, dos outros cômodos. Não só visão, mas acesso livre.
Nesse caso, a cozinha se confunde à sala de jantar ou de estar. Isso sem deixar a casa desorganizada ou bagunçada. Muito pelo contrário! Aqui a idéia é integrar e aproximar as pessoas que circulam pelo lar.
Porém, saiba que esse estilo não é uma novidade. E, adivinha? Ele é um sinal próprio da cozinha retro! Por isso, aposte nos seus espaços e integre seu lar.
Panelas e recipientes esmaltados
Outros itens que não podem faltar em uma cozinha vintage são as panelas e recipientes esmaltados. Eles são coloridos e cheios de estilo, podendo deixar a sua casa bastante divertida e confortável.
Você pode deixar esses recipientes à vista, como pendurados ou em prateleiras. Da mesma forma, pode usar apenas alguns, como bules, para deixar à vista e dar a letra de que a sua cozinha é realmente retrô.
Deixe louças pintadas e antigas à mostra
Não apenas as panelas e bules apresentam formas de deixar a sua cozinha ainda mais retrô. O mesmo acontece com as xícaras, pratos, pires e outros utensílios que você usa no dia a dia para se alimentar e cozinhar.
Aqui, para ter a cozinha vintage dos sonhos, aposte, mais uma vez, nas cores. Igualmente, nos itens que são pintados. Alguns deles apresentam ilustrações à mão, o que torna tudo ainda mais artesanal, único e retrô.
Da mesma forma como as panelas e itens esmaltados, uma boa forma de usar esses itens na decoração é deixá-los expostos. Além disso, isso ajuda no momento de cozinhar, pois tudo está à mão.
Clique aqui e veja também: decoração de cozinha americana
Inspire-se em filmes e séries
Por fim, nossa última dica para montar a sua cozinha vintage é se inspirando em filmes e séries de época. Você pode usar tanto aqueles lançados ao longo das últimas décadas quanto aqueles recentes que fazem referências às décadas de 1960 e 1970, por exemplo.
Dentre eles, destaca-se Wandavision, fenômeno da Marvel que, ainda em 2021, conquistou o público e conta com muitas referências de decoração de época. Veja, afinal, essa reconstituição perfeita de uma cozinha dos anos 50!
O mesmo acontece com Por que as Mulheres Matam, de 2020. Mais uma vez temos referências de decoração, cores e eletrodomésticos!
Com essas dicas você será capaz de conquistar a cozinha vintage com a qual sempre sonhou! Por isso, coloque-as em prática e conquiste muito estilo, conforto e beleza para seu lar.