Usabilidade Para Idosos

Realizei com a ajuda da minha professora orientadora Ana Claudia Picolini (@anapicolini) um projeto para 3ª FETEPS – Feira Técnológica do Centro Paula Souza.

O objetivo do projeto era apresentar um website modelo que servisse de norteador para os webdesigners que precisam criar sites voltado ao público idoso. O site foi desenvolvido com base em estudos que realizamos para chegar ao melhor resultado. Pesquisas foram realizadas para se saber qual o melhor tipo e tamanho de tipologia, quais as cores ideais a serem empregadas, o uso adequado de imagens entre outros elementos.

Você pode ver o site nesse endereço: https://marielydelrey.com/trabalhos/feteps/usabilidade, lá é possível navegar e sentir como deve ser um site adequado à terceira idade.

O projeto escrito está em pdf pode ser lido através do endereço https://marielydelrey.com/trabalhos/feteps/idososnaweb/Usabilidade%20para%20Idosos%20-%20Projeto%20Mariely%20Del%20Rey.pdf

As impressões que tive da feira foram muito positivas, por diversos motivos nunca participei de feiras acadêmicas na época da faculdade, então essa oportunidade foi muito interessante para mim. Agora estamos com planos de aumentar a pesquisa e acrescentar mais dados, para que ela fique completa.

O projeto é de extrema importância pois segundo dados do IBOPE Nielsen Online, o público idoso já representa mais de 3 milhões de usuários na internet.

FETEPS 2009Poster - FETEPS 2009FETEPS 2009FETEPS 2009

4 comentários em “Usabilidade Para Idosos

  1. Olá Mariely.
    Parabéns pelo projeto.
    Você teve oportunidade de fazer testes com usuários? Como foram os resultados?
    Abraços,
    Melqui Jr

  2. Obrigada!
    Fizemos testes sim, e o resultado foi bem positivo. No projeto escrito você pode ver que eles preferem um fundo escuro, pois se mostrou menos cansativo.

  3. E como os idosos ainda não sabem lidar com as novas técnicas e Mídias Sociais existe o programa gratuito “Mídias Sociais em 30 dias”. Este guia analisa 7 categorias diferentes de como você pode trabalhar (e aprender) inteligentemente com as mídias sociais. São 30 diferentes sessões, cada uma delas contendo uma leitura introdutória, exemplos, links para mais recursos e objetos, bem como uma atividade para trabalhar e uma discussão sobre o item aprendido.

    Venham participar, ampliem seu horizonte em sessões de 15 a 20 minutos todo dia. A web 2.0, a Social Web, vive deste conteúdo.

    Abraços,
    Matthias do http://www.uc-brasil.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.