Meu aparelho ortodôntico estético

Desde abril estou usando aparelho nos dentes. Veja o início da saga aqui. Achei que o aparelho metálico convencional não ia ficar bem em mim, em algumas pessoas, acho lindo, em outras nem tanto e tenho quase certeza que em mim não ficaria bom, por isso, resolvi colocar o aparelho ortodôntico estético (transparente), por ser mais discreto e pesar menos no visual. Além disso, acho o metálico mais indicado para adolescentes, como eu já tenho cara de novinha, se usasse, aí sim iam achar que tenho 15 anos!

Antes de colocar, pesquisei bastante na internet, para ter certeza do que eu queria. Vou resumir aqui um pouco do que descobri e do que tenho vivenciado e espero que esse post seja útil para alguém. :)

Existem 3 tipos de aparelhos estéticos:  de policarbonato, de porcelana e de safira. Sendo o de policarbonato o mais barato, e o de safira o mais caro. Eu fiquei com a opção do meio: porcelana e estou gostando muito.

O aparelho estético de policarbonato é o menos recomendado, porque além de descolar/quebrar com mais facilidade, seus brackets podem manchar. O de porcelana e safira são mais resistentes e os brackets não mancham. A diferença entre os dois é que o de safira é o mais bonito esteticamente, super discreto!

Aparelho estético
Foto que postei no meu Instagram, mostrando o aparelho de porcelana. Me siga: @customizando_net

Mas ser discreto tem um preço: cuidar MUITO bem deles. Se o aparelho é autoligado, isto é, sem o uso das borrachinhas, tudo bem. Mas se não, é bom saber que se não cuidar, as borrachinhas transparentes podem ficar amareladas (ou de outra cor, não sei!)

Para prevenir, estou usando apenas antisséptico bucal sem corante algum e evitando alimentos e bebidas com corante (aliás, sempre deveriamos evitar alimentos com corante, né? Mas isso já é assunto pra outro post!), itens como: catchup, mostarda, café/cevada, temperos tipo Sazon, molho shoyu, refrigerantes, salgadinhos como Doritos e Cheetos e também alimentos naturais muito coloridos (amarelos): abóbora, cenoura e mamão. É meio chato ficar regulando isso, mas é temporário, e é pra um bem maior! rs

Além disso, tem o medo do batom manchar o aparelho, já pensou? Tenho evitado ao máximo e lançado mão de balms, manteiga de cacau e gloss transparentes. Além de não mancharem, são essenciais para hidratar os lábios, já que o uso do aparelho faz eles ficarem secos e rachados com mais facilidade. Quando quero uma cor nos lábios estou apelando para o lápis labial, por ser mais seco, tem dado certo.

Graças a Deus ainda não tive dores absurdas que eu ouvia as pessoas falando, que não dava pra dormir, pra comer. Só dói um pouquinho quando faço a manutenção, mas é bem pouco mesmo. Para comer o único incoveniente é ter que cortar tudo e comer devagar e com cuidado, principalmente coisas duras, para não quebrar o aparelho. No início foi um pouco estranho comer com ele, mas graças à minha dentista não foi tãooo estranho assim, porque no primeiro mês ela colocou apenas em cima pra eu acostumar a comer. Fica a dica!

Não é comum ainda vermos muitas pessoas usando estes aparelhos, visto que os convencionais de metal, são muito mais baratos que os estéticos: só é preciso pagar a manutenção! Eu por exemplo, nunca vi pessoalmente alguém usando, tinha visto apenas na internet e na televisão (se você digitar “famosos aparelho estético” no Google, vai ver muitas fotos).

Se estou gostando do meu aparelho estético de porcelana? Estou sim, já dá pra ver uma grande diferença no alinhamento dos meus dentes. A eficácia é a mesma dos aparelhos metálicos.

Acho que por enquanto é isso, se eu lembrar de mais algum item, eu atualizo o post! :)

ATUALIZANDO O POST – 14/12/12

Estou gostando muito do meu aparelho! Não tenho sentido nadinha de dor, até esqueço que estou de aparelho nos dentes! Me adaptei bem em relação à mastigação, e também em relação a batom, estou usando sem problemas. E descobri que as duas coisas que mais mancham são manga e abóbora, então essas comidas estou evitando, o resto estou usando normalmente. E também, a troca de borrachinhas são a cada 20 ou 30 dias, então, dá pra cuidar legal.

O único inconveniente para mim é quanto à limpeza. Mesmo usando a escova interdental, meus dentes acabaram com algumas manchinhas amarronzadas, o que me incomoda bastante. Já haviam me avisado sobre essas manchas e eu sei que quando retirar o aparelho terei que fazer um branqueamento, mas gostaria de resolver ou minimizar esse problema já! Estou pensando seriamente em adquirir uma escova elétrica, não sei se seria a solução e se vale o investimento, mas seria uma tentativa!

6 comentários em “Meu aparelho ortodôntico estético

  1. Na época que coloquei aparelho, esse era bem mais caro, ai não deu =/
    Mas fica bem discreto, legal !

  2. Eu tava na dúvida também por causa das borrachinhas coloridas =)

  3. Mas o q mancha é a cola não os braquetes. A dentista tem um produto q limpa. Gostaria de adquirir esse produto pra fazer a limpeza em casa.

  4. nossa estou pensando seriamente em colocar o de porcelana , mais não queria ficar tanto tempo… sera que demora muito ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.