Como me organizei para gravar o VEDA

No mês de agosto eu fiz o VEDA no canal do Customizando no YouTube. VEDA significa “videos every day of august” – que traduzido para o português é “vídeos todos os dias em agosto (ou abril)”. Se gravar vídeo toda semana já é um desafio, imagina gravar vídeos todos os dias!

Vídeos tipo vlogs ou onde é só a gente falando, é mais fácil de fazer e editar, mas vídeos do tipo Do It Yourself (Faça Você Mesmo) é muito mais complicado, porque tem que pensar em que projeto vai fazer, comprar os materiais, gravar, fazer o passo a passo, editar as imagens, fazer introdução e final, narrar o processo, enfim, são muitas etapas para chegar a um resultado legal. Por isso o VEDA é um desafio e tanto para quem faz vídeos de tutoriais.

Eu sempre achei impossível e uma coisa muito distante fazer VEDA, mas esse ano me deu uma loucura e resolvi arriscar! Mas não foi algo que decidi assim em cima da hora, a ideia veio algumas semanas antes e daí eu comecei a me organizar.

Eu utilizei o aplicativo Wunderlist para listar tudo o que eu precisaria para fazer o VEDA. Para quem não conhece o Wunderlist é um aplicativo para smartphone que permite você criar listas de tarefas e compromissos e assim não perder nada importante. Eu comecei criando uma lista de possíveis vídeos, para ver se conseguia mesmo ter ideias para tantos vídeos em tão pouco tempo, ou seja, com 31 ideias de videos de DIY. Além disso, coloquei em que data cada vídeo iria ao ar. (Depois a cada vídeo publicado eu ia colocando como concluído).

Gravar vídeo VEDA YouTube

Também criei uma lista de coisas que precisaria fazer para o VEDA acontecer. Coisas como:

  • Comprar materiais
  • Definir vídeos e datas
  • Criar arte especial para os vídeos do VEDA
  • Fazer vídeo teaser
  • Fazer arte para redes sociais
  • Gravar primeiros vídeos
  • Etc..

E também criei uma lista de materiais que precisaria comprar. Não podia correr o risco de começar um vídeo e não ter os itens necessários. E também não poderia ficar saindo todo dia para comprar, já que quando eu não estivesse gravando, eu estaria editando os vídeos.

Uma coisa importante para agilizar o processo da edição dos vídeos foi ter um arquivo base onde já estariam adicionados introdução, músicas, efeitos, arte do final e tudo que pudesse ser colocado antes mesmo de ter o vídeo gravado. Assim a cada dia era só abrir esse arquivo e começar a trabalhar em cima dele para o vídeo do dia.

Quem pensa em gravar VEDA no futuro precisa se organizar e adiantar bem. Quando eu comecei o VEDA eu tinha 5 vídeos programados no YouTube (achei isso o máximo que até tirei um print). Depois eu percebi que isso foi muito pouco na verdade. O ideal é ter uns 15 vídeos programados, assim você não passa sufoco. Nos últimos dias eu estava publicando os vídeos muito em cima da hora, para não dizer até atrasados. Mas enfim consegui publicar os 31 vídeos!

Como gravar VEDA no YouTube

Eu gostei muito da experiência, porque pude ver que sou capaz de produzir tanto conteúdo sob pressão, em pouco tempo. Mas o que mais gostei foi da interação que tive com as seguidoras, me senti um pouquinho mais perto delas e isso foi muito bom! :)

Gravar vídeo VEDA YouTube

Acho que o único ponto negativo do VEDA foi o stress (obrigada pela compreensão família e namorado!) porque fiquei a mil, trabalhei muito mais do que o normal e dormi menos. Mas nem por isso descarto fazer o VEDA novamente. Vou tentar ter ainda mais organização para fazer com mais tranquilidade da próxima vez!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.