6 bons motivos para você não deletar seu Orkut (e 1 nem tão bom assim)

Muita gente deve estar pensando que pirei para querer falar do Orkut… Mas quando se fala em redes sociais, por mais que se pense em novos sites, não dá para não lembrar do velho Orkut. Não torçam o nariz, talvez depois deste texto vocês até olhem pra ele com um pouquinho de admiração.

(Não, eu não vou falar sobre scraps com glitter e não, não vou falar sobre BuddyPoke)


O Orkut fez 6 anos. Sou do começo do começo. Em 2004 recebi um convite da Lia Camargo para fazer parte da comunidade. Sim, na época era preciso ter convite para entrar, muitas pessoas saiam loucamente pela internet atrás de alguém que desse o convite e outras mutcho loucas até compravam também (oi?). Recentemente o Orkut, em uma tentativa de dar um up relançou a onda do convite, mas dessa vez a coisa não vingou…

Lembro que no início a rede era pequena e você conseguia manter um contato mais pessoal com as pessoas das comunidades. Hoje isso já é quase impossível pois todas as comunidades sofreram um boom com tantos usuários (até meu pai tem!)

Separei abaixo coisas legais que o Orkut ainda oferece na tentativa de fazer com que vocês não deletem suas contas lá (tenho lido sobre isso no Twitter). E ao mesmo tempo faço uma pequena comparação com a rede social do momento (Twitter, derr)

Amo de paixão o Twitter, mas tem coisas que só o Orkut faz pra você…

1. Banque a espertinha

Com o Orkut você fica sabendo com antecedência quais são os próximos aniversários dos seus amigos. (Pelo Twitter você só saberá se sua amiga for cara-de-pau e falar, seguido de um “veja minha wishlist”)

Isso é uma mão na roda. Para quem vive na correria do dia-a-dia (sim, me incluo nessa). Se não fosse o santo Orkut você não se lembraria que aquela sua tia vai fazer aniversário e que se você não der os parabéns  – mesmo que seja via scrap – ela vai falar um ano inteirinho que você não tem consideração por ela. Tou mentindo?

2. “Mostro ou não mostro?”

Sabemos que quem põe fotos no Orkut é que quer aparecer. Mais ou menos. Hoje o Orkut te dá a funcionalidade de limitar quantas pessoas podem ver determinado álbum. Ou seja, sua família não precisa saber  que você deu uma de piriguete naquela festa, e fisgou o bofe mais lindo, mas sim, suas amigas precisam saber disso!! Orkut tá aí pra isso, meu bem.

3. Se Promover

A moda agora é se promover, e porque não by Orkut? Para quem não sabe é possível fazer uma propagandinha de algum site ou trabalho seu, coisas que você vende, que não quer mais, enfim, vende seu peixe, benhê. Tem mais é que aproveitar enquanto é de graça!

Enquanto no Twitter você tem que pedir pelo-amor-de-Deus para que seus seguidores dêem ‘retuite’ em alguma promoção sua e se não tomar cuidado pode virar a chata do RT, no Orkut a promoção é algo mais discreto, e o melhor, com foto, (uma imagem vale mais que mil retweets?)

4. Complemente suas pesquisas

Levante a mão quem nunca teve uma dúvida e foi buscar a resposta no Orkut. Se o tio Google não te ajudou com a busca de algum termo, com certeza o Orkut deve ser sua segunda opção. Com tantos usuários e tantas comunidades úteis (e inúmeras inúteis) é quase certo que você vai achar alguém que já passou pela mesma dúvida que você. Excelente para saber o que as pessoas acham de determinado produto, dicas sobre programação e webdesign, receitas, troca de experiências sobre T-U-D-O o que você imaginar, desde como ganhar brindes grátis passando por como curar ou conviver com uma doença. Talvez o grande lance do Orkut está aí, em reunir pessoas com coisas em comum, que querem compartilhar seus conhecimentos e aprender mais. Vendo isto as empresas estão todas lá, lojas, revistas, blogueiras, sites, todos de olho em você e no que você tem a dizer. O Orkut continua gerando muita fonte de informação, basta você saber selecionar o que é ou não aproveitável.

Agora, já tentou usar a busca do Twitter? Eu já tentei e nunca mais vou tentar. Infelizmente nunca conseguir achar nada de útil pelas pesquisas do Twitter.

5. Marcar seus amigos (e se marcar também!)

Mostrar quem é quem nas fotos. A conta é simples, quanto mais fotos marcadas você tem, mais popular você é. Enquanto no Twitter sua popularidade é marcada pelo número de pessoas que te seguem, no Orkut você pode ser considerada popular se  você é marcada em muitas fotos nos álbuns dos seus amigos.

É verdade que isso é uma faca de dois legumes pois ao mesmo tempo que pode te deixar lá em cima pode acabar com você se na foto você saiu vesga ou com o cabelo desgrenhado. (Mas existe a opção de você não permitir ser marcada, tá?)

6. Não perca pessoas queridas

Já morei em muitas cidades, então pra mim o Orkut tem algo muito especial que é poder encontrar antigos amigos. Sempre  aparece alguém do passado no meu perfil e é muito legal lembrar os bons tempos… Tá certo que amizades que já se foram nunca serão como antes, e que cada um toma um rumo diferente. Mas é tão bom ter um agregador de pessoas que passaram pela sua vida, e ver o que cada uma está fazendo, matar a saudade vendo fotos. Orkut é nostalgia.

7. Dar uma de fazendeiro

Meus amigos que o digam. Plantar… colher… hello? Tou na internet ou na fazenda?? Para alguns se você puder aliar as duas coisas, beleza. Colheita Feliz, não sei se foram felizes ou infelizes no nome, (eu achei o nome estranho) só sei que com esse game o Orkut tem conseguido segurar usuários. Segurar ou viciar? Porque o que tenho visto são pessoas obcecadas com o game,  ficando horas na frente do computador simplesmente esperando a hora de colher sua hortinha ou pior ainda, roubar dos amigos. (Nem preciso dizer que esse era o mal motivo).


Repare na definição do jogo e no número de usuários (!)

O Orkut é (ou pelo menos foi) sinônimo de sucesso quando se fala em redes sociais pois o Brasil aderiu a ideia em massa. Como o Orkut caiu no gosto do povão, as pessoas que não gostam de ser como a maioria e se dizem antenadas têm criticado muito o site.  Mas a verdade é que sempre é possível tirar boas coisas de redes sociais. Não indico que você o delete da sua lista e sim que faça dele mais uma ferramenta a seu favor. :)

Se você quiser aprofundar e saber mais a respeito do tema indico a página da Intercom que tem uma lista com ótimos trabalhos acadêmicos sobre o Orkut.

“Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro.”

11 comentários em “6 bons motivos para você não deletar seu Orkut (e 1 nem tão bom assim)

  1. Adorei o post, Mari!

    Eu tb sou dos primórdios do Orkut, mas lembro que tive que esperar um tempo pra entrar, pq eu ainda não tinha 18 anos na época. Sério q mentir idade nem passou pela minha cabeça, como muitos fazem hoje.

    Acho esses motivos super válidos, tirando o da fazenda pq eu prefiro a do Facebook, rs.

    As redes sociais podem ser muito úteis, basta saber utilizá-las. E o orkut ainda é a mais popular no Brasil, então porque não tê-lo ao seu lado?

    Bjos

  2. kkkkkkkkkkk Sou dessa época também, mais eu fui convidada pela minha irmã e ela por uma amiga, mais nos duas fizemos só por fazer mesmo, minha irmã até gosta de Orkut, mais eu NUNCA gostei hahahaha eu sei….é estranho kkkkkkkk

    IASOISAOASASI Adorei o seu post, você disse a pura verdade #fato!!!

    Mais, apesar dessas qualidade, não consigo gostar do Orkut kkkkkkkk

  3. Gostei dos motivos, mas como faz pouco tempo que tenho o orkut, é bom saber desses motivos assim aumenta as chances para eu não excluí-lo.

    Beijo Ana

  4. Antigamente tinha um boato que se você deletasse seu perfil, quando tentava fazer um novo com o mesmo e-mail as suas informações e amigos ainda estavam guadados, mas nunca tive coragem de testar. Gosto do orkut, acho que as comunidades são um prato cheio para a gente descobrir algumas coisas.

    Ótimo post.

    Beijo

  5. São bons motivos, mas tudo vai depender da pessoa que tenha o orkut. Eu por exemplo só não deleto o orkut pelo item 4 e 6, o 7 era um bom motivo no mês passado…kkkk. E legal ter um orkut sem muita tontera tbm, pq há empresas que olham o orkut do candidato ou procuram funcionarios por lá tbm. E eu já vi fazerem isso. O item 5 é divertido, mas sempre me definem como Nerd :/. Ok, devo dizer que cheguei em contradição, afinal pensando bem, o 3 é muito bom e o 1 é bem util devo dizer. Ok Mary, retiro o que havia dito, realmente são bons motivos para não se deletar o orkut!

  6. Sem contar da parte que você não pode proibir ou limitar quem pode ver seus scraps ou não, ele destroi namoros. E foi um desses motivinhos que eu sai do Orkut, porque agora eu estou mais entrando no Twitter do que quando tinha Orkut!
    Enfim, também já fui muito viciada, defendi muitas vezes quando vários crimes aconteciam pelo Orkut, e desde 2004 também era ilargável dessa rede social.
    Hoje, eu me libertei.
    – Orkuteiros Anônimos

    UAHUAHUAAA
    eu era muito viciada!
    E esse foi um depoimento meu. rs.
    Beijos!

  7. O orkut só vingou no Brasil,por Que brasileiro adora se exibir!orkut é muito trash!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.