Ensino Técnico X Ensino Superior

Graças a Deus eu já tive o privilégio de me formar na faculdade. Sou graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (pela UNIMEP).
Muita gente deve se perguntar por que então, eu, com diploma de ensino superior resolvi voltar pra sala de aula em um nível a baixo..
Pensando nisso surgiu esse post, pra desmistificar um pouco o ensino técnico.
Bom, voltei pra sala de aula porque sempre gostei de estudar e webdesign era uma coisa que eu queria muito aprender, e quando surgiu a oportunidade de estudar de graça.. aham! não perdi tempo né..

Muita gente não dá valor ao ensino técnico achando que ele está aquém da universidade, mas a principal diferença entre os dois é que o ensino técnico foca exclusivamente a prática (daí o curso ser em tempo menor), enquanto que a faculdade tem todo aquele blábláblá de aula de sociologia, filosofia além de educação física.. que ocupam quase um ano inteiro..

As Vantagens do Ensino Técnico:

  • Tempo menor, em média, um ano e meio.
  • Pouquíssima teoria, isso é coisa pra faculdade! No ensino técnico você aprende…. as técnicas de se fazer alguma coisa, oras! E em parte isso é ótimo pra quem não gosta de filosofar..
  • Facilidade em conseguir um ensino gratuito, pelo menos no estado de São Paulo onde temos as ETECs superbem conceituadas.
  • Os professores sabem muito, são muito bem preparados (a maioria deles também dá aula em faculdades).
  • Rápida coloção no mercado, (lembre-se: o que o mercado precisa é de gente qualificada).
  • Como os cursos são curtos, você pode fazer vários e ser técnico em muitas coisas já pensou?
  • Facilidade em se conseguir um estágio, geralmente as escolas indicam os alunos.
  • No caso de cursos pagos, as mensalidades tendem a ser bem mais baixas que na faculdade.
  • Você pode começar um ensino técnico no 2º ano do ensino médio.

Meu conselho pra galerinha que ainda está no ensino médio é que aproveitem e façam junto com o médio algum curso técnico, quando você entrar na faculdade estará a frente dos outros alunos, bem visto pelos professores e conseguirá muito mais facilmente aquela ótima vaga no estágio ;)

Em tempo: A ETEC Votuporanga está com inscrições abertas para um curso muito interessante: MARKETING, que será oferecido no período da tarde e terá ótimos professores como minha querida profa @anapicolini.

 




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina


12 comentários em “Ensino Técnico X Ensino Superior

  1. Mari, assino embaixo, tá certíssima.
    Tenho técnico em Informática Industrial e graduação em Ciência da Computação. Acabei de me formar, com 23 anos e já tenho quase 6 de experiência, graças ao técnico.

    Também aconselho pra quem tá no ensino médio ou pra quem tá parado, procurando alguma coisa pra fazer, quer melhorar de posição no emprego. o técnico pode ser um diferencial.

    Legal vc falar sobre isso.

    Bjos

  2. … nunca tinha ligado Votuporanga a Votuporanga… um professor meu de fisica faz uma interpretação do hino de votuporanga kkkk

    eu queria fazer tecnico em webdesign, ai juntava meus conhecimentos de design pra web ^^

  3. oi Michelli, você acredita que eu não conheço o hino daqui?? moro em Votu há pouco tempo..rs

  4. Realmente o técnico vale super a pena!
    Fiz o Técnico em Informática enquanto estava no Ensino Médio e isso me abriu várias portas, agora estou terminando a faculdade =)
    Bjuss

  5. Assino embaixo em tudo que você falou!! fiz curso técnico de Nutrição, no ano seguinte que me formei,prestei um concurso na minha cidade e passei! Agora quero fazer a facul =)
    Vale muito a pena fazer curso tecnico sim!!

  6. Meu irmão tb é formado em PP mas nao consegue emprego na área (o q é mto comum com os profissionais de hoje em dia, eu mesma nao trabalho na minha área de formação). O fato é q admiro a sua vontade e coragem de buscar seu sonho! Espero q dê tdo certo! bjs

  7. concordo com vc,tenho 16 anos e estou fazendo curso técnico em eletrônica junto com o ensino médio,é muito bom!
    bjs

  8. Mariely, realmente um post muito bom, e um site que vale muito ser divulgado, realmente aposto em um curso tecnico, pois tenho como bases varias pessoas que se qualificarao no ensino superior e se apaixonarao no aprendizado tecnico, a exatamente um ano atraz nem imaginava como uma pagina como essa iria parar na rede, no entanto agora naum somente sei como ela veio parar aqui, como ja desenvolvi varios projetos, e criei algumas como trabalho, tendo como base o mercado de trabalho, as Etec’s realmente valem a pena, ensino de qualidade ao acesso de todos, digo isso nao somente por cursar em uma nao, mais escolas particulares de informatica estao contratando meus amigos de estudo …

  9. parabens pelo blog e pelos conteudos abordados especialmente este sobre ensino tecnico muito interesante ,concordo plenamente com o texto.Faço tecnico em enfermagem á 6 meses e ja consegui estagio remunerado pelo CIEE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.