A eterna dificuldade de escolher o vestido ideal

Escolher roupa sempre foi uma grande dificuldade para mim. Escolher o vestido ideal para o dia a dia ou para aquela situação especial então, sempre uma grande aventura. Quem me conhece sabe que gosto de mudanças, mas na hora de escolher roupa, sempre fico em dúvida.

Por isso, fui buscar algumas dicas que me ajudassem na escolha do modelo ideal. Uma base empírica que me tire a dúvida que me atormenta toda vez que tenho que escolher um look mais especial. E descrevo abaixo algumas dicas, para que você encontre o modelo ideal para qualquer ocasião.

O modelo de vestido certo para a ocasião certa

Não há como se decidir por um modelo de vestido, sem saber qual é o estilo da ocasião. Então, sabendo qual o local, evento, clima e até a faixa etária das pessoas que lá estarão, fica mais fácil se decidir pela peça ideal.

É uma festa de formatura, ou um evento mais formal? Vale a pena apostar nos modelos mais clássicos, como o ombro a ombro ou vestido evasê. Não descarte também a opção do vestido tubinho, pois esse clássico da moda feminina, combinado com um belo salto alto pode ser usado em variadas situações, sem destoar do ambiente.

como escolher o vestido ideal

O decote pode ser peça fundamental no seu look. Em excesso pode se sobressair demais e causar constrangimento, mas na medida certa, acrescenta sofisticação ao seu visual e te deixa mais atraente. O ideal é ponderar o que cabe ou não cabe para a ocasião e deixar que o decote te acrescente sensualidade, sem te expor a excessos.

O comprimento de vestido ideal

O comprimento escolhido deve estar fortemente relacionado com o tipo de ocasião. Se uma situação mais formal, aconselha se o uso de um vestido longo ou um vestido midi. Já se a situação for mais casual, cabe a escolha de um vestido curto em tecidos mais leves e confortáveis.

como escolher o vestido ideal

O modelo curto costuma ser mais casual, mas pode ter seu grau de sofisticação também, a depender do seu modelo e composição. Mesmo um modelo mais simples, aliado a uma boa combinação de make e acessórios, pode te deixar elegante e sofisticada. A presença de brilho e pedrarias também soma pontos em um modelo curto. O cuidado com fendas e decotes em excesso é necessário para a peça não ficar sensual demais.

O vestido midi é uma peça que está entre os comprimentos curto e longo. Ideal para quem quer manter a classe, sem precisar a recorrer à um vestido longo, mas também não quer sentir-se tão exposta quanto num modelo curto. O comprimento midi é clássico e pode ser encontrado com várias modelagens diferentes. Com certeza uma tem o seu estilo.

como escolher o vestido ideal

Os modelos de vestidos longos são elegantes e versáteis. Desde os vestidos longos estampados, até as opções em cores lisas, há muita variedade para se escolher. Você pode encontrar muitas opções de vestidos de festa nesse comprimento, pois ele carrega consigo uma formalidade natural.

como escolher o vestido ideal

Escolhendo a cor ideal para o seu vestido

Na hora de escolher a cor do seu vestido, você precisa novamente pensar na ocasião. A cor diz muito sobre a sua personalidade e você tem que se sentir bem com a sua escolha, mas algumas regras de etiquetas precisam ser seguidas para não causar constrangimento.

Se a ocasião é uma formatura, procure saber qual a cor escolhida pelas formandas, para que você não seja confundida com elas. Normalmente há uma cor relacionada a cada área de atuação e você não deve usar um modelo nesta mesma cor.

A mesma coisa em festas de casamento. Normalmente a noiva se casa de branco, então evite que esta seja a cor do seu vestido, para não concorrer com a noiva. Ela deve ser o centro das atenções sempre. Se puder, evite também a cor escolhida pelas madrinhas de casamento, para não ser confundida com uma delas.

O vestido preto é uma opção que você precisa ter no seu guarda roupa. Um verdadeiro coringa que cabe em vários espaços. Clássico e fácil de combinar, vai bem desde o modelo de vestido tubinho até o modelo de vestido evasê ou ombro a ombro.

como escolher o vestido ideal

Não importa quantas dicas você leia, a mais importante de todas é: você precisa sempre estar confortável com o vestido que escolher. Isso significa além de se sentir confortável fisicamente, você também precisa se sentir linda e confiante para usá-lo com prazer. O vestido é uma segunda pele e você tem que se sentir livre ao usá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.