Porque não como carne

A idéia deste post surgiu do convite para participar do Churrasco da minha classe…

É comum as pessoas estranharem quando eu digo “não como carne”, o que vejo frequentemente é uma careta, uma cara assustada e a pergunta.. “você não come carne? o que você come então?” como se todo mundo comesse carne até no café da manhã..

Então vamos responder…

O que você come então?

Como tudo o que você come, menos carne. Sou ovo-lacto-vegetariana, isso significa que me abstenho de carne, mas ainda como produtos de origem animal como leite, ovos ou queijo.

Por que você não come carne?

Uma mistura de fatores. Meu pai é vegetariano há muito tempo, o que me influenciou. Também nunca fui de comer taaanta carne, sempre odiei o gosto de peixe. Sigo a Bíblia e só comia carnes puras, de acordo com Levítico 11. Acredito que o bem estar físico interfere em nossa espiritualidade, ao me aprofundar no assunto, descobri o mal que a carne faz e decidi não comer mais. Ah sim, o fato de eu ter um bichinho em casa me levou a ser mais sensível aos animais..

Sua religião proibe comer carne?

Não, isso é um erro que as pessoas cometem, rotulando. Os Adventistas do 7º Dia seguem a Bíblia, e segundo orientação de Deus, existem carnes puras e carnes impuras. Podemos comer das puras, porém o melhor mesmo é não comê-las. Se você pegar a História, vai ver que na Criação do mundo, Deus instituiu as frutas, verduras e leguminosas como alimentação ideal do homem. A carne entra na História depois do dilúvio, eles não tinham mais nada para comer.. É a partir daí que as pessoas começam a viver menos.. coincidência? Acho que não.

Mas você não tem falta de proteína?

Não. Isso é crendice dizer que se não comer carne vai ter falta de proteína. É só saber combinar os alimentos e buscar proteínas em outras fontes.

Isso não te atrapalha?

Tenho sorte de ter amigos vegetarianos. Quando conheço algum é uma alegria. Esses dias descobri na minha classe um colega que também é vegan, a gente se abraçou, foi divertido.

Mas comida vegetariana não é ruim?

Não. Eu particularmente amo saladas e pão integral. Nosso paladar leva um tempo pra se acostumar a novos sabores, mas acredite, o paladar é “acostumável”. Por exemplo, a primeira vez que comi açúcar mascavo achei aquilo horrível, hoje acho ele docinho e sempre uso.

Documentário “A Carne é Fraca”

Há muitos fatores que fazem uma pessoa se tornar vegetariana: ética, ambiental, biológica, espiritual. Abaixo está o documentário que fala a respeito da questão ambiental (você sabia que comer carne polui o ar?)e ética (até que ponto um ser vivo pode chegar para satisfazer suas escolhas..)

Talvez choque alguém, se achar ofensivo, não clique nos vídeos abaixo.

Revistas que falam sobre vegetarianismo:

Vida e Saúde Vegetarianos

Links Interessantes:

Proteínas para Vegetarianos – Onde Encontrar?

Livros sobre Culinária Vegetariana

Orkut – Orgulhosamente Vegetariano

Orkut – Vegetariano por Amor aos Animais

Orkut – Penso, Logo sou Vegetariano

Orkut – Vegetarianismo



24 comentários em “Porque não como carne

  1. Eu não gosto muito de carne na verdade, mas como por costume, e sinto falta quando não tem. Já passei meses sem comer porque tenho umas crises de nojo XD Teve uma época que até cheiro de churrasco me dava enjoo, porque passei muito mal em um almoço de aniversário Q

    Tenho muitos amigos vegetarianos, e acho isso normal. E sim, eu sei que muito em breve ninguém no mundo vai comer carne, porque é algo totalmente supérfluo se considerarmos as outras demandas, não é?!
    =***

  2. carne não me faz falta. Atualmente estou numa faze que me dá nojinho só de lembrar. Como as vezes só, mas tento sempre me contentar com suflê de cenoura e torta de tomate com cebola e queijo rsss… porco eu nunca como, ODEIOOOOO, falo que sou quase japonesa pq prefiro peixe à qualquer carne. uma pergunta, que carnes são impuras e impuras?

  3. Post MUITO bom, parabéns!

    Conseguiu explicar direitinho os teus motivos por não degustar de um delicioso churrasco! rsrs.

    Eu como carne, sim, mas admiro pessoas que nem você.

    Beijos!

  4. Oi, Mari!

    Legal vc ter feito um post pra explicar os seus motivos. Eu como carne, mas se não tiver não faz muita falta. O único problema é q eu não gosto de salada, então sobram poucas opções.

    Sou muito chata pra comer, então eu respeito qq “restrição alimentar” que as pessoas tenham, seja por questões de saúde, ética, religião ou simplesmente frescura (que é o meu caso, em algumas vezes, rs).

    Bjo

  5. Gostei desse seu post, realmente é muito interresante e responde a muitas duvidas q nos “carnivoros” pensamos sobre vegetarianos,tem algumas verduras e legumes q/ não gosto, pra falar a verdade tem muitas. Me alimento pouco, quase não sinto fome, talvez seja por isso q sou tão “magrinho”. Talvez se eu me alimentase com o cardapio dos vegetarianos quem sabe eu não engordaria um pouco, seria uma decisão dificil e com certesa como muitos q tentaram ser vegetarianos eu tbm iri acabar cedendo aos sabores da carne.

  6. Oi, Mari!
    Amei o post. Organizou bem as informações e tenho certeza que esclareceu mts dúvidas que as pessoas costumam ter. Adoro legumes e frutas, e tô esperando algumas receitinhas, hein?
    Mas, acima de td, as pessoas devem aprender a respeitar as escolhas de cada um. Parabéns pela sua!
    Bjs!

  7. Muito interessante seu post, e muito explicativo também!
    Tinha lá minhas dúvidas de ser ou não vegetariana, e pq ser…
    Muito boa sua iniciativa de promover a saúde! ^^

    E que bom que vc gostou do meu cantinho! ^^

    Volte sempre Mariii! ^^

    beijinnns

  8. marii o RSS do seu blog n ta funcionando!
    quero assinar sua feed ^^
    mas so aparece um monte de codigo =/

    beijoo

  9. oi Thata, acho que consegui arrumar, dá uma olhada aí.. bjins

  10. eu tenho esse documentário em casa, é muito bom. teve um tempo que parei de comer carne vermelha e de aves. O engraçado é que minha pele ficou MARAVILHOSA e meu intestino também. Eu acho realmente que todos nós deveríamos comer menos, porque nem todos conseguem parar de comer.
    Beijos!

  11. Admiro muito os vegetarianos. Não por crença, mas porque tenho dó dos bichinhos =( eles sofrem muito pra poder parar em nosso prato.
    E mais malvada sou eu que mesmo sabendo disso ainda como ¬¬.
    E quanto às proteínas: feijão, ovos, são ricos em proteínas. É como você mesma disse: é só saber combinar os alimentos.
    Quem sabe um dia eu congisa me unir ao seu grupo =)

  12. Olá Mariely, para você por conseguir esse proeza admiro pessoas assim com vc, tb queria ser assim mais sou daquelas que tiver um churrasquinho sempre gosto de degustar. hehe!

    ;*

  13. Fui vegetariana por um ano e meio e também tive que responder algumas dessas perguntas aí hehe
    As pessoas achavam que eu só comia alface o.O
    Tive que voltar a comer, após alguns problemas de saúde, incluindo minha descoberta de intolerância a lactose, mas
    o processo de volta foi bem difícil! Nosso gosto muda mesmo..até hoje o cheiro de churrasco não me agrada.
    Concordo contigo, nosso paladar é “acostumável” ;)

    Beijão!
    Adorei aqui ;)

  14. Oi Mariely,
    Bons argumentos, eu também já tinha pesquisado sobre as vantagens, e no seu caso religiosa, de não comer carne, pensando numa vida mais saudavel, eu diminuí bastante o consumo até mesmo pela perda de peso que tive que fazer.

    Abraços
    Tudo de bom.

  15. Parabéns!
    Está muito certa, eles não tem que pagar por nosso simples mero prazer pois podemos retirar proteínas de várias outras formas.

  16. Eu respeito, mas não vou dizer que entendo muito bem, já que para mim, um bom rodízio já me deixa com água na boca. :)
    Mas gosto é gosto e se você não gosta, é um direito seu.
    Bjitos!

  17. Eu acho que vc tá certa! Amo essa revista dos vegetarianos, ela sempre dá boas dicas de como suprir as vitaminas. No meu caso depois de 4 anos sem comer carne eu estou fazendo suplementação de vitamina b12, mas nada que mate alguns bichinhos..rs
    bjos

  18. Oie!
    Ameio post. Também sou vegetariana, vai fazer 2 anos. Sempre me fazem este tipo de pergunta, mas se for pensar acabamos comendo muito mais variedades de comida do que as pessoas que comem carne já que buscamos outras alternativas de alimentação.
    Primeira vez que passo aqui pelo seu blog. Muito bom, parabéns. =)
    Bjs

  19. Olá faz 1 ano que não como carnes de nenhum animal e me sinto muito mais forte, saudável, equilibrada e feliz.

    E cada dia eu gosto mais de ser assim.

    Adorei seu blog!!!

    Inclusive tenho certeza que por diversos motivos as pessoas estão criando uma consciência mais humana e que de uns tempos pra cá tem surgido mais e mais vegetarianos.

    uhuuuuuuuuuuuuuuuuullllllllllllllllllllll

    vivaaaaaaaaaaaaa

    =D

  20. QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJE COM TODOS : DEIXO AQUI A MINHA TRISTEZA : POIS AS RELIGIOES , NAO ENSINA O CERTO AOS SEUS FIES QUERO DIZER: CORRETAMENTE O QUE ESTA ESCRITO NAS ESCRETURAS SAGRADA . ACHO QUE O HOMEM TEM MEDO DO HOMEM . MAIS NAO TEME A DEUS ESTA BEM CLARO QUE È PROIBIDO COMER CARNE , E ESTO NAO È ENSINADO EM DENOMINAÇAO RELIGIOSA QUE JA FREQUENTEI. OU VOCE SERVE A DEUS OU AO HOMEM . SER VOCE NAO FAZ ALGUNS SACRIFICIO POR AMOR A DEUS , ENTAO VOCE NAO È SERVO DE DEUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.