O que tenho aprendido com o YouTube

Estou no YouTube. Eu, que sempre fui tímida. Isso parece irreal, mas resolvi ter um canal no YouTube por conta do meu blog Customizando – já que hoje é imprescindível estar em todas as redes sociais. O canal ainda é pequeno, mas eu já estou aprendendo tanto com ele e hoje quero compartilhar com vocês algumas coisas positivas que ter um canal está me proporcionando, e isso nada tem a ver com dinheiro ou status. Acompanhe!

Perfeccionismo não tem vez!

Uma coisa que aprendi é a seguinte, se você quer fazer “o” vídeo perfeito para o YouTube e pensa em colocá-lo no ar somente se realmente ele estiver perfeito, você nunca o colocará no ar! É impossível fazer algo tão redondinho, sempre vamos querer ter feito melhor em alguma coisa. Eu sempre acho erros nos meus vídeos, ainda que as pessoas não percebam, eu sei que estão lá. Uma palavra dita de forma mais aguda e estranha, uma iluminação que não ficou 100%, o cabelo que estava desgrenhado e você não reparou na hora… A cada semana eu preciso me desfazer do meu perfeccionismo e liberar um vídeo real – imperfeito.

Vencendo a timidez

Para quem é tímido ter um canal no YouTube funciona como um exercício para se soltar e vencer seus medos, vencer o medo do que as pessoas vão pensar de você, vencer o medo e deixar as pessoas verem quem é você! Muitos podem achar que é fácil falar para uma câmera, mas para uma pessoa tímida ou introvertida não é tão fácil assim, principalmente se nos lembrarmos que muitas pessoas assistirão esse vídeo depois… então cada vídeo liberado é uma conquista contra a timidez.

Auto-estima e aceitação

Eu nunca gostei de me ver em vídeos, quando era adolescente eu sempre fugia de câmeras, me achava estranha nas filmagens. Agora gravando vídeos estou me aceitando mais e me conhecendo melhor. Tanto exterior quanto interiormente. Ah sim, e você descobre que sua voz não é bem aquela que você mesmo ouve…

O que tenho aprendido com o YouTube

Ser mais organizada e planejar melhor

Para um canal crescer, é preciso que haja muito planejamento por trás dos vídeos. Não basta ligar a câmera e ir gravando, o canal precisa ser organizado, com tudo definido e separado por temas. Você tem que pensar nos assuntos, no texto, em que momento vai gravar, quantas vezes vai soltar vídeos, enfim, ter uma agenda, e tudo isso leva ao tópico seguinte…

Responsabilidade

A partir do momento que você decide ter um canal público está decidindo que você se compromete a postar vídeos periodicamente. Sinalizar no canal quantos vídeos você libera na semana é um estímulo para que você cumpra os prazos e você vai aprendendo com isso, a trabalhar sob pressão e entregar resultados.  Às vezes é um sufoco para conseguir enviar a tempo, mas a sensação de dever cumprido é ótima!

***

Bom, essas foram algumas coisas que aprendi com o canal do Customizando, espero que esse post tenha te motivado a também ter um canal no YouTube! Libere seus medos e comece, você só tem a ganhar! :)

2 comentários em “O que tenho aprendido com o YouTube

  1. Super digno seu post!
    Eu fazia vídeos, mas depois que mudei de cidade parei =/ sem mais nem menos. Queria voltar, mas não sei o que falar uahuahaua

  2. Obrigada! :) Nossa, eu não lembro de ter assistido algum vídeo seu, você deveria voltar sim!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.