Iluminação na fotografia: natural ou artificial?

Qual a melhor opção de iluminação para um trabalho fotográfico: natural ou artificial? Antes de escolher entre soquetes E27 e a luminosidade do dia a dia, conheça um pouco mais sobre cada tipo de iluminação:

 A iluminação é um assunto recorrente no universo da fotografia. Indispensável em qualquer trabalho, ela oferece inúmeras possibilidades para quem está por trás das lentes de uma câmera, seja essa pessoa um fotógrafo amador ou profissional.

Iluminação na fotografia: natural ou artificial?

Quem nunca ouviu aquele conselho de que nunca se deve ficar contra a luz antes de tirar uma foto? Parece simples, mas com essa dica já é possível ter noção do quão importante é considerar a iluminação, ou luminosidade do local, antes de realizar um trabalho fotográfico ou tirar uma mera selfie com seu celular.

A iluminação pode ser usada para realçar detalhes, gerar efeito na fotografia e destacar objetos de uma maneira única, tudo vai depender do fotógrafo responsável pelo click. Mas afinal, a iluminação deve ser natural ou artificial?

Iluminação Natural

A iluminação natural costuma assustar muitos fotógrafos profissionais e amadores, causando arrepios até mesmo nos fotógrafos das horas vagas que não tem pretensão profissional, apenas querem registrar uma paisagem ou o sorriso de algum amigo.

Por se tratar de uma luminosidade que foge ao nosso controle, saber trabalhar com a iluminação natural é um grande desafio para quem está acostumado com a vida no estúdio de fotografia ou coisa do tipo.

Iluminação na fotografia: natural ou artificial?

Entretanto, nos últimos anos é possível notar que muitos fotógrafos vêm se desafiando a utilizar a iluminação natural em seu trabalho, fazendo uso de equipamentos para diminuir o excesso de luminosidade e obter bons resultados.

Afinal de contas, tudo é válido quando falamos em fotografia.

 

Iluminação Artificial

A iluminação artificial, muito presente em estúdios fotográficos e trabalhos de produção audiovisual em geral, pode ser vista como parte do cotidiano de um fotógrafo e demais profissionais envolvidos na área.

É muito fácil se perder no meio de soquete lâmpada, ringlight e demais equipamentos presentes em um estúdio fotográfico e que são responsáveis por gerar a iluminação necessária para que o trabalho aconteça.

Iluminação na fotografia: natural ou artificial?

Embora seja mais fácil de controlar, a iluminação artificial também apresenta alguns desafios ao fotógrafo e saber lidar com a luminosidade gerada no ambiente é essencial para obter bons resultados.

Afinal de contas, quem disse que lidar com soquete é tarefa fácil?

Seja artificial ou natural, a iluminação é indispensável e cada qual tem seu valor dentro da fotografia. Arrisque, experimente e se desafie dentro de sua criação. Todo experimento é válido quanto falamos em fotografia.

Compartilhe



Deixe uma resposta