Nos anos 70, antigos galpões industriais transformaram-se em residências, bem no estilo do que hoje chamamos de loft. E é dessa época que vem a decoração em estilo industrial que está tão em alta nos últimos tempos. Se você está pensando em decorar um ambiente ou sua casa toda com a pegada industrial está no lugar certo, vou tirar todas as suas dúvidas sobre o estilo!
O básico do estilo industrial é que o ambiente possua poucas divisórias para dar uma sensação de amplitude. O cimento queimado é o grande destaque, está presente no piso e nas paredes. Detalhes metálicos também dão o charme para o ambiente, como escadas e luminárias. Basicamente, tudo que remete à construção, ao inacabado, compõe esse estilo.
Encanamentos e vigas ficam aparentes, a luminária costuma ser em trilhos, tubulação de ar condicionado, tudo o que a maioria das pessoas tentam esconder, o estilo industrial traz à torna parte da decoração. Um pedreiro profissional pode ajudar você a criar todo esse ambiente, principalmente, auxiliar na aplicação do cimento queimado e na exposição das vigas.
Outra característica desse tipo de decoração é portas e janelas largas e altas, fazendo com que a iluminação natural seja priorizada nos ambientes.
Uma dica muito legal é misturar o estilo industrial com o rústico! Paredes com tijolo aparente, móveis com uma madeira já desgastada ou com aspecto de inacabadas, sem verniz, móveis feitos de pallets, como mesinhas e sofás. Industrial e rústico são estilos que combinam muito!
Nos móveis você pode abusar do ferro! Como já citei acima, na decoração industrial, os ambientes não possuem muitas divisões, são mais no estilo loft, então a cozinha tende a ser americana. Ou seja, praticamente junto da sal. Escolha uma mesa e as cadeiras de ferro, estantes e araras também compõe a decoração. As cores ficam ao seu critério, existem pessoas que gostam de dar um destaque para os móveis, já que as paredes e o piso costumam ser monocromáticos. Já outras preferem algo mais raiz, fiel ao estilo e usam móveis escuros, na maioria pretos.
Outra dica muito legal é usar a tinta que imita lousa em uma das paredes, você leva o tom escuro e ainda pode usar desenhos bem bacanas, além de recado dos seus amigos.
Muito engana-se quem pensa que o estilo industrial torna o ambiente masculinizado. Muitas mulheres que preferem algo mais clean optam pela decoração, principalmente, para escritórios, por ajudar na concentração, pois são menos informações para se distrair. Além de ser uma ótima opção para quem não gosta da casa com muitos enfeites e cores.
Quem não possui grandes janelas e portas e tem ambientes bem divididos em casa, mas ainda sim quer apostar no industrial, a dica fica por conta dos objetos, cadeiras, mesas, luminárias e papéis de parede que imitam cimento queimado e tijolo aparente. A estrutura fica intacta, mas você consegue mudar todo o conceito de um ambiente ou de uma casa inteira.
Agora que você conheceu um pouquinho do mundo da decoração industrial, já pode ter algumas ideias para decorar a sua casa!
Um comentário sobre “Decoração industrial: inspire-se”