Como usar pendentes na sala de jantar?

Veja neste post dicas de como decorar usando luminárias pendentes na sala de jantar.

Ter uma boa iluminação é algo muito importante para a decoração, aconchego e sensações de um ambiente. Entre tantas opções, os pendentes tem se destacado entre clientes, designers e arquitetos! Você já ouviu falar dele?

Neste post vou te mostrar diferentes maneiras de como usar pendentes na sala de jantar. Você vai aprender dicas práticas que vão te auxiliar a fazer a melhor escolha no momento de adquirir um pendente, combinando cores, formatos e estilos com muito bom gosto.

Como usar pendente na sala de jantar
Foto por @casaadamaejoana

Acompanhe essas dicas de decoração e veja como a sua sala de jantar pode ficar ainda mais linda com os pendentes na decoração:

O que são pendentes?

Com a iluminação artificial conseguimos destacar pontos importantes presentes no espaço, promover um bem-estar diferenciado e trazer um charme a mais para o ambiente de uma maneira muito linda e prática.

Os pendentes são luminárias suspensas ou penduradas. Um dos pontos marcantes do seu design é a presença de um fio que se estende da superfície até a base.

Como usar pendente na sala de jantar
Foto por @nossa.cozinha.menta

Ele é amplamente conhecido como uma iluminação com efeitos e resultados decorativos. Já que muitas vezes são utilizados junto a mesas de jantar, bancadas ou em pontos em que queremos destacar algum objeto em específico.

E também podem ser encontrados com uma grande variação de modelos, cores, texturas e acabamentos que enriquecem ainda mais as decorações dos ambientes.

Diferente dos lustres, os pendentes não possuem ramificações, mas podem ser combinados de diferentes maneiras que distribuem essa iluminação e alcançam amplamente os espaços.

Como usar pendente na sala de jantar
Foto por @_acasatres

Qual o seu foco ao utilizar esse estilo de iluminação?

Antes de escolher o seu pendente para decorar a sala de jantar, vale a pena pensar no resultado final que você deseja alcançar com essa decoração. Confira algumas possibilidades:

– Iluminação direta na mesa de jantar.

– Destaque para uma mesa de canto.

– Dar foco a um objeto ou quadro presente no ambiente.

– Iluminar um bufe com taças, vaso com flores ou itens decorativos.

Como usar pendente na sala de jantar
Foto por @ideiasdedecoracaotupa

Clique aqui e veja também: decoração de sala dois ambientes

Qual o estilo da sua sala de jantar?

Um segundo quesito muito importante que deve ser considerado antes de escolher um pendente para a sala de jantar, é o estilo do ambiente.

O pendente deve seguir o estilo presente na sala, caso você tenha uma decoração mais elegante, invista em um pendente mais clean ou com um acabamento metálico.

Mas se a sua sala de jantar possui um estilo industrial, faça combinações com pendentes com acabamentos em correntes, por exemplo. Assim você garante que o pendente se encaixe no espaço e evita exageros na decor.

Como usar pendente na sala de jantar
Foto por Ynova Papéis de Parede

Detalhes que fazem a diferença na escolha do pendente ideal

Por serem considerados itens com uma alta qualidade decorativa os pendentes são repletos de variações de detalhes e acabamentos, por isso é muito importante que você fique atenta no momento da escolha.

Como usar pendente na sala de jantar
Foto por @arquitetadeproposito

Cores

As cores conseguem acrescentar ainda mais vida, significado e personalidade aos ambientes. Para deixar a sua sala de jantar decorada e ainda mais estilosa, você pode investir em luminárias pendentes de diferentes cores e combinações:

Como usar pendente na sala de jantar
Foto por @doreenarquitetura

– Cores neutras e cores vibrantes: esse tipo de pendente é perfeito para você que quer acrescentar um toque de cor ao ambiente sem abrir mão do requinte e da sofisticação.

Nesses casos a cor contrastante pode estar presente na fiação do pendente, na parte interna ou em desenhos na parte externa.

– Pendente metálico ou pendente rose gold: esses dois modelos são muito utilizados por diversos decoradores. Além de serem muito modernos eles ainda acrescentam um toque de sofisticação ao ambiente.

Como usar pendente na sala de jantar
Foto por Viva Decora

Lembrando que é muito importante ficar atenta à paleta de cores da sua sala de jantar. Caso você queira ousar na combinação, vale a pena investir em pendentes que se destacam no ambiente. Mas se a ideia é integrar esse tipo de iluminação a decoração da sala de jantar de uma maneira sutil, invista em tonalidades semelhantes.

Modelos de pendentes

Assim como as cores, os modelos de pendentes podem influenciar em muitos aspectos da sua sala de jantar. Para te ajudar na escolha do pendente ideal, separamos algumas dicas muito importantes. Confira, separe um bloquinho para as anotações e veja como esses detalhes são essenciais:

– Para mesa de refeição o pendente deve ser equivalente a 1/3 do tamanho do tampo da mesa. Já a variação da altura do pendente deve ficar entre 80 e 90 cm do tampo.

– Para mesas laterais essa altura deve ser de 30 a 50 cm do tampo da mesa.

Além de considerar todos esses fatores, leve em conta também as sensações e tipos de iluminações que você quer transmitir com esse pendente.

 

Como usar pendentes na sala de jantar
Foto por Saint – Gobain

Os pendentes podem deixar a sua decoração ainda mais elegante e moderna

Os pendentes chegaram com tudo nas decorações de salas de jantar. Acrescentando ainda mais modernidade, estilo e um charme encantador, eles surpreendem e podem mudar complemente o seu espaço em apenas alguns minutos.

Sozinhos, em dupla ou em trio, os pendentes são o que faltava para dar aquele up na sua decoração da sala de jantar. Com certeza receber os familiares e amigos em volta da mesa vai ficar ainda mais prazeroso. O que você achou dessas dicas de luminárias pendentes? Comente aqui, eu quero ler a sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.