Como ser uma pessoa mais organizada

Eu nunca fui uma pessoa muito organizada. Um pouco por preguiça e protelação, um pouco por ter uma mente meio inquieta, sabe como é, dizem que as pessoas criativas são desorganizadas. Já vi muitos ateliês de artistas super bagunçados, e eles se encontram em meio a pincéis, tintas, papéis, e por aí vai… mas, chega uma hora que a gente não se encontra mais e daí o que fazer?

Se por um lado um pouco de bagunça pode ser bom pro seu lado criativo, muita bagunça pode fazer mal para sua paz interior e uma maior clareza mental. Sim, pensamos melhor quando tudo ao nosso redor está em ordem. Sentimos mais paz quando tudo o que vemos está em seu devido lugar, enfim, tudo em harmonia. Falta de organização emocional muitas vezes resulta em falta de organização física, ou vice e versa, já leu sobre isso? Eu já, não lembro onde, mas o autor explicava que nosso espaço físico reflete nosso estado de espírito, como encontra-se nossa mente. Nos últimos anos minha vida estava beeem bagunçada e estou tentando mudar aos poucos, por isso este post é muito para mim mesma.

Abaixo listo algumas dicas para se tornar uma pessoa mais organizada e melhorar seu dia a dia, são dicas simples que aprendi ao longo desse tempo e acredito que são de grande valia:

  • Bagunçou? Arrume na hora, não deixe para depois. A bagunça acontece porque não guardamos as coisas na hora, daí elas começam a se ajuntar, no começo são poucas, mas rapidinho se tornam um amontoado de coisas fora do lugar. Minha dica é, nunca vá dormir no seu quarto com ele cheio de roupas para guardar, sapatos, bolsas, arrume tudo e depois durma com tranquilidade.
  • Faça um pouquinho por vez: se está com preguiça ou não tem muito tempo, arrume algo por 15 minutos, depois encontre outros 10 minutos, e vá fazendo assim até conseguir acabar o serviço. Se você nunca começar, nunca conseguirá acabar.
  • Não economize para ser uma pessoa organizada. Se comprar agenda, arquivos, caixas organizadoras vai te ajudar a arrumar sua vida, compre! Será um ótimo investimento.

Como ser uma pessoa mais organizada - caixas
Caixas são perfeitas para organizar e decorar o ambiente

  • Ao sair de um cômodo veja se nele tem algum objeto que não pertence a esse ambiente e leve com você. Está na sala e vai pro quarto? Leve os sapatos/bolsa com você. Está no quarto e vai pro banheiro? Leve a toalha que está molhada na cama, as meias sujas que estão no chão, deu pra entender?
  • Tente ao máximo não ter apego às coisas. Isto é bem difícil para mim, mas estou tentando. Quando nos apegamos demais às coisas nossa casa vai se tornando um amontoado de objetos e daí fica difícil organizar mesmo. Já reparou como é bonito um ambiente com poucos objetos, com apenas objetos necessários? Além de ser organizado, fica mais bonito de se ver, tente ser minimalista.
  • Encontre um lugar certo para cada objeto na sua casa. Às vezes há bagunça porque não se sabe onde guardar. Se você souber que aquele objeto é daquele lugar, fica mais fácil organizar e arrumar a casa. Se não encontrou um lugar adequado para alguma coisa é porque essa coisa não é tão importante para você. Livre-se dela!
  • Leia sempre sobre organização, isto irá te estimular a continuar tentando ser uma pessoa mais organizada, além disso você descobrirá fantásticas dicas de organização. Existem por aí muitos livros sobre o tema, e blogs ótimos, eu gosto muito de acessar o Vida Organizada, me sinto muito motivada quando leio!

Como ser uma pessoa mais organizada - livros
Ler livros sobre organização te deixará mais motivado

  • Está sem tempo de SER organizado? Então PAREÇA ser organizado! Faça uma “bagunça organizada”: junte todos os objetos que estão bagunçados num canto, alinhe ou empilhe-os. Mas claro, arrume tudo assim que puder!
  • Existem coisas pendentes na sua vida? Faça uma lista e escreva todas elas. Colocar no papel o que se tem que fazer é um estímulo a mais para realizar essas tarefas. Conforme você for fazendo, vá riscando do papel, o sentimento é gratificante e você se sente livre, liberta das pressões das atividades.
  • Isso me lembra que se você tem muitas pressões de coisas para fazer e não está dando conta significa que você está querendo abraçar o mundo, fazer tudo e ajudar todos. Você e eu precisamos parar de querer fazer tudo e dizer SIM para todos. Às vezes precisamos dizer NÃO para termos uma qualidade de vida melhor, para conseguirmos fazer as coisas bem feitas e nos dedicar de verdade a elas. De que adianta ter mil compromissos e fazer todos correndo, de qualquer jeito e sem vontade? De que adianta se esgotar??

Espero que essas dicas ajudem alguém, assim como elas têm me ajudado. Em breve pretendo fazer mais postagens com dicas ainda mais práticas!

Compartilhe



4 Comment

  1. Bessie B says:

    Sobre não economizar é fato. Desde que comecei a morar sozinha, ha uns 4 anos, sempre fui muito pão dura e a casa sempre era largada. Um dia deu a louca e fui num bazar perto de casa, comprei muitos organizadores e já melhorou a vida.

  2. Caio says:

    Eu tenho criado algumas pequenas metas diárias, isso tem me ajudado um pouco, mas as vezes a preguiça é maior XD

  3. Renata says:

    Adoro dicas de organização. Tenho tentado desde o ano passado me adaptar a uma rotina para melhorar as coisas por aqui, mas um passo de cada vez, né? xD Eu também acompanho o vida organizada e é ótimo mesmo, cada dica que parece que a Tais sabe exatamente do que precisamos.
    Lindo o seu blog, adorei conhecer!
    beijos

Deixe uma resposta