Como decorar um apartamento pequeno

como decorar um apartamento pequeno
Foto: Pixabay

Os apartamentos com metragem abaixo dos 50 metros quadrados invadiram as cidades. Com pouco espaço e muita procura por esses imóveis concentrados nas regiões com melhor infraestrutura, muitas pessoas se encontram no dilema de encontrar uma kitnet para alugar, mas ter que se conformar de que o espaço não será convidativo. Isso é um mito.

Com jeitinho e boa vontade, você pode transformar um espaço pequeno em um apartamento cheio de charme. Você mora em uma quitinete? Sonha em buscar um loft à venda ou até um studio? Quer saber como deixar esses espaços aconchegantes e com a sua cara? Fique ligado!

Adote o lema “menos é mais”

A primeira dica para que você deixe seu pouco espaço bonito, é entender que quanto mais objetos estiverem entulhados, menor ele vai parecer.

Sabe aquela prateleira cheia de souvenirs? É bom preparar o plástico bolha e embalá-los um a um. Esse espaço pode ser usado para sua TV, seus livros ou seu aparelho de som, por exemplo.

Independentemente da metragem de um imóvel, muitos objetos agrupados dão a ideia de que existe pouco espaço. Em um apartamento pequeno isso é ainda mais visível.

Essa é uma boa hora para você presentear seus amigos com objetos pelos quais você tem carinho. Os mais apegados podem guardar esses itens em uma caixa, mas o ideal é abrir mão daquilo que você não precisa, de fato, no dia a dia.

Quanto mais você analisar o que é necessário na sua casa, mais espaço será liberado e mais ampla parecerá sua casa. Além do mais, menos objetos quer dizer menos tempo na faxina, certo? Use seus espaços com sabedoria e veja seu apartamento ganhar espaço magicamente.

Como decorar um apartamento pequeno
Foto: Pixabay

Invista em móveis funcionais

Felizmente os designers de móveis caminham junto com as tendências imobiliárias. Hoje é possível encontrar móveis funcionais, inclusive nas grandes redes de varejo.

Aposte em mesas retráteis, daquelas que podem ficar visíveis somente durante o uso. Outra dica é investir em móveis planejados. Embora não possam ser movidos, eles já vêm com os espaços separados para os principais eletrodomésticos e conferem organização à sua decoração.

Se não for possível planejar os móveis, uma boa ideia é providenciar a instalação de armários suspensos. Eles cumprem o papel com maestria e ainda liberam o espaço do chão.

Camas com baús ou gaveteiros podem ajudar você a armazenar cobertas mais pesadas e outros objetos que não são utilizados durante o ano todo. Isso vai liberar espaço no guarda-roupas e vai evitar que você tenha que lidar com algo que não é tão usado no seu dia a dia.

Você também pode utilizar banquetas ou pufes com almofadas removíveis, que escondem mais um espacinho para ser utilizado como organizador.

Aproveite as cores

Não caia na conversa de que um apartamento totalmente branco é a sua melhor escolha. Embora os tons claros ajudem na amplitude do ambiente, o uso inteligente das cores pode ajudar aqueles que não abrem mão de um colorido na vida.

Em ambientes integrados, procure manter a cor na parede compartilhada. Esse truque dá a impressão de continuidade e pode fazer seu cômodo conjugado parecer maior.

Se você não abre mão de um laranja ou de um azul-marinho, procure reservar essas cores para o chão, mas mantendo paredes claras. Isso vai conferir personalidade à sua casa sem deixar o espaço pesado.

Para os que não abrem mão do branco total, uma dica é passar uma camada de tinta branca luminosa nas paredes. O efeito desses produtos é capaz de fazer milagres. Acredite!

Aposte em espelhos

Embora os espelhos “consumam” espaços na parede, eles são uma boa ideia para quem procura um imóvel para alugar e não pode fazer grandes modificações no espaço. De fáceis instalação e remoção, os espelhos dão a impressão de maior espaço e podem ficar bastante charmosos.

Tome cuidado para não exagerar nessa ideia. Espelhos demais podem ser desconfortáveis e denunciar a sua ideia de ampliar o ambiente, causando o efeito contrário.

Lembre-se de que os espelhos devem ser instalados onde realmente devem mostrar algo bonito, ou seja, é preciso cautela para não refletir o banheiro ou aquele cantinho da bagunça.

Como decorar um apartamento pequeno
Foto: Pixabay

Outra estratégia é evitar que as lâmpadas e luminárias fiquem muito próximas aos espelhos, já que a luz pode incomodar bastante e obrigar suas visitas (e você!) a evitarem determinados lugares da casa.

Não se esqueça de que não são somente os espelhos que trazem amplitude a um apartamento pequeno. Superfícies levemente espelhadas também podem ajudar na sua decoração.

Evite acumular

Por mais sustentável que você seja, procure não guardar potinhos, sacolas, embalagens e objetos que não usa mais. Essa dica parece não fazer diferença, já que algumas coisas parecem não ocupar muito espaço, entretanto, o acúmulo de quinquilharias impede que você harmonize sua decoração.

Aquele prato lascado ou a xícara quebrada que você tanto ama podem dar lugar a uma violeta, por exemplo. A ideia é utilizar o que deveria ir para o lixo de forma a contribuir com a sua decoração sem comprometer o seu espaço de circulação.

O mesmo vale para roupas que você não usa mais. Doe as peças que você não veste há mais de um ano e libere espaço no guarda-roupa. Mesmo que você não ocupe todas as prateleiras, elas podem ser usadas para organizar outros objetos, como DVDs, por exemplo.

Decore sua parede

Para aqueles que moram em apartamento pequeno e não abrem mão dos itens de decoração, uma dica é decorar as paredes e deixar as prateleiras e estantes reservadas somente para o que é estritamente necessário.

Abuse de quadros e pendure os porta-retratos em vez de deixá-los na mesa. Se você gosta de plantas, aposte em floreiras verticais e deixe seu ambiente cheio de vida.

É possível decorar espaço reduzido sem comprometer a área de que você precisa para viver. O importante, aqui, é se planejar e fazer as melhores escolhas na hora de decorar a casa.

Foto: Pixabay

Seguindo essas dicas, você pode deixar seu apartamento cheio de personalidade. Viu como é possível decorar um imóvel pequeno? Você gostou das nossas ideias? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude seus amigos!

2 comentários em “Como decorar um apartamento pequeno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.