Blogofera atual x Blogosfera oldschool

Este tema foi proposto pelo grupo Rotaroots.

Conheci o mundo dos blogs quando eu tinha 17 anos, isso já faz muito tempo, em 2001. Naquela época os blogs eram bem diferentes do que são hoje. Os layouts eram mais simples, sem muita estética, a gente adorava encher o blog com gifs animados, vários selos que trocávamos entre si, humor do dia, sua versão em dolls, tudo misturado como uma coleção que mostrava como você era e do que gostava. Acho que meu blog era uma versão online da minha agenda adolescente abarrotada de adesivos e acontecimentos do dia.

Cada blogueiro falava sobre sua vida mesmo, coisas do cotidiano, suas emoções, questões existenciais e era muito legal acompanhar a vida (real) de outras pessoas, opinar e dar conselhos. Cada um tinha um nickname, não usávamos nossos nomes e não era comum mostrarmos nossas fotos. Havia mais exposição de sentimentos e menos exposição de imagens, bem o contrário de hoje!

Não tinha ainda essa coisa de ter blog em hospedagem própria com domínio próprio, todo mundo era vizinho no extinto Blig. E todo mundo se visitava, conversava mesmo… e não só pelos comentários do blog, a gente se adicionava no ICQ e continuava os papos por lá! Bons tempos…

Naquela época ninguém fazia ideia de que poderia ganhar dinheiro com blog, e acho que por isso é que a coisa realmente era legal. Todo mundo inocente, blogando por amor, por hobby, sem pretensão nenhuma e também nenhuma obrigação. Você falava o que queria e como queria. Afinal, você escrevia para você, era mesmo um diário virtual, se alguém gostasse ótimo, senão, que saísse.

O que se vê hoje é muito diferente, e quando digo isso falo por mim, me incluo na lista, pois hoje blogar é minha profissão. E daí quando você faz um blog pensando em trabalhar apenas com isso, muita coisa muda. É preciso tomar muito cuidado, precisa-se ficar atento para não perder o foco, porque senão tudo desanda. É um dilema muito grande: ou você escreve sobre o que quer e daí quase ninguém lê ou gosta, ou escreve sobre o que as pessoas querem ler e sobre o que as empresas querem vender. E você fica em cima daquela linha tênue que divide o blog pessoal do blog comercial. Faz um post pessoal, ninguém dá bola, mas faz um post publieditorial para manter o blog aparecem leitores do além para te criticar e dizer que você se vende.

E mais um ponto sobre a blogosfera atual: mesmo que alguém hoje em dia crie um blog apenas por hobby, não é como antes, pois no começo não haviam tantos modelos de blogs, tantas blogueiras e blogueiros a seguir e imitar. Você era você mesmo. Hoje quando alguém cria um blog, já faz inspirado em algum blog famoso, seguindo o estilo de alguém, seja no layout ou na escrita, ou no “jeito de ser”. Então, o que se vê é uma massificação, muitos blogs iguais falando coisas iguais. Você entra em um blog e tem a impressão de já ter lido sobre aquilo. Não, não é impressão. Cadê a originalidade?

Não sei se existem culpados. Quem sou eu pra julgar, até mesmo porque estou tentando conquistar “meu lugar ao sol”. Acredito que toda essa transformação aconteceu com o tempo, a mudança de hábito, a cultura cibernética. As coisas mudam, o povo novo da internet já cresceu lendo blogs, então talvez seja algo mais natural para eles. E também tem a crise financeira, se há um meio de lucrar com o blog, tem mesmo que ir atrás e batalhar pra isso! Mas que dá uma saudade de escrever sem pretensões, dá. De escrever apenas pela paixão de escrever, de ler apenas pelo prazer de ler…

Sinto falta de ler blogs pessoais sobre vidas reais, mas estou muito ocupada criando posts para, quem sabe, alguém ler.

Compartilhe



2 Comment

  1. Chell says:

    Realmente, mudou demais. Era simplesmente pessoal né? Só meus parentes e amigos próximos liam uahauhaa e o pessoal do site de Harry Potter que eu tinha também. Acho que cada época tem suas coisas boas, hoje acho meu blog mais bonito por exemplo e consigo trabalhar mais no visual dele. Mas concordo que a coisa está mais “business” que deveria.

  2. Mariely says:

    Seu blog tá muito lindo, e seu cabelo também!! :D

Deixe uma resposta