• dicas
  • Como funcionam os cursos pré-vestibular?

    Quer saber como funciona um curso pré-vestibular? Acompanhe esse post e, de quebra, conheça outras opções em cursos online para suas aulas de reforço!

    Você está finalizando o Ensino Médio e já começou a se preparar para os acirrados vestibulares? Certamente você já notou que a competição por uma vaga é grande – seja em universidades públicas ou privadas. Nessa jornada, o caminho mais comum é o curso pré-vestibular.

    Mas será que os cursinhos são exatamente a melhor escolha para todos os alunos? É o que você vai descobrir em nosso post de hoje. Saiba como funciona o curso pré-vestibular e suas características. Acompanhe e tire suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

    Como estudar cursinho pré-vestibular
    Foto: Unsplash

    Quais as principais características dos cursinhos?

    Quando falamos em cursinho pré-vestibular, a primeira imagem a surgir pode ser a de professores dinâmicos, ensinando matérias complexas em cima do palco, com músicas e fantasias. E isso é comum. Uma das grandes características dos cursinhos é o dinamismo das aulas.

    Principalmente em véspera de exames, as escolas optam por criar aulas em forma de espetáculo. Além de receber o conhecimento mais informalmente, os alunos sentem-se mais relaxados e à vontade.

    Além dessa característica, podemos citar outras como:

    • Professores familiarizados com vestibulares
    • Aulões temáticos
    • Material didático próprio
    • Pagamento mensal, semestral ou anual
    • Possibilidade de preparação para vestibulares específicos

    Quanto tempo dura o curso pré-vestibular?

    O tempo de um cursinho está atrelado ao objetivo do aluno, bem como sua dedicação e aprendizagem individual.

    Alunos que almejam ser aprovados em grandes vestibulares de Medicina, por exemplo, podem frequentar as aulas de 2 a 3 anos. No entanto, carreiras menos concorridas podem exigir apenas 1 ano de estudo intenso nos cursos.

    A universidade escolhida também determina a duração do curso. Vale salientar que universidades particulares geralmente exigem menos do que as públicas. Nesse sentido, 1 ano de cursinho pode ser o suficiente.

    Quais os custos de um curso pré-vestibular?

    Apesar de ser uma boa fonte de preparação, muitos alunos acabam optando por cursos online e outros tipos de aula de reforço justamente pelo alto custo dos cursinhos.

    Os valores variam de acordo com o renome da instituição – incluindo mensalidade e material didático. Quanto mais conhecida for a instituição – bem como o sistema de ensino – mais alto ou mais baixo é o custo.

    A média de valores do Curso Anglo, por exemplo, é de R$164 a R$1.203 por mês – depende da quantidade de aulas por semana, área de especialização e período de estudo.

    Como se preparar para o vestibular sem os cursinhos?

    Mas nem todos os vestibulandos têm condições de arcar com os altos custos dos cursos pré-vestibulares. Nesse cenário, uma boa saída é apostar em aulas de reforço e cursos online. Boas plataformas, como a Tá Dominado, oferecem cursos e videoaulas com professores especialistas na área.

    Além de reforçar os seus conhecimentos para o vestibular, você pode utilizar as aulas de reforço para eliminar dúvidas de matérias vistas em sala de aula, melhorando suas notas.

    Veja algumas vantagens de fazer cursos online para o vestibular ou para aulas de reforço escolar:

    • Videoaulas com conteúdos de todas as matérias, incluindo informática básica;
    • Videoaulas específicas;
    • Videoaulas com resoluções de exercícios 24 horas por dia, 7 dias por semana;
    • Contato direto por e-mail com professores;
    • Professores treinados e com experiência em ensino EAD.

    Como você percebeu, o curso pré-vestibular é uma boa opção de preparação. Porém, não é a única. Se você prefere estudar e ter aulas de reforço em casa, no dia a hora que preferir, as videoaulas do Tá Dominado são a melhor escolha! Saiba como o portal funciona e faça hoje mesmo seu cadastro. Bons estudos e até a próxima!

     

    Compartilhe



  • arquitetura e decoração
  • Decoração industrial: inspire-se

    Nos anos 70, antigos galpões industriais transformaram-se em residências, bem no estilo do que hoje chamamos de loft. E é dessa época que vem a decoração em estilo industrial que está tão em alta nos últimos tempos. Se você está pensando em decorar um ambiente ou sua casa toda com a pegada industrial está no lugar certo, vou tirar todas as suas dúvidas sobre o estilo!

    Decoração: estilo industrial

    O básico do estilo industrial é que o ambiente possua poucas divisórias para dar uma sensação de amplitude. O cimento queimado é o grande destaque, está presente no piso e nas paredes. Detalhes metálicos também dão o charme para o ambiente, como escadas e luminárias. Basicamente, tudo que remete à construção, ao inacabado, compõe esse estilo.

    Encanamentos e vigas ficam aparentes, a luminária costuma ser em trilhos, tubulação de ar condicionado, tudo o que a maioria das pessoas tentam esconder, o estilo industrial traz à torna parte da decoração. Um pedreiro profissional pode ajudar você a criar todo esse ambiente, principalmente, auxiliar na aplicação do cimento queimado e na exposição das vigas.

    Decoração: estilo industrial

    Outra característica desse tipo de decoração é portas e janelas largas e altas, fazendo com que a iluminação natural seja priorizada nos ambientes.

    Uma dica muito legal é misturar o estilo industrial com o rústico! Paredes com tijolo aparente, móveis com uma madeira já desgastada ou com aspecto de inacabadas, sem verniz, móveis feitos de pallets, como mesinhas e sofás. Industrial e rústico são estilos que combinam muito!

    Decoração: estilo industrial

     

    Nos móveis você pode abusar do ferro! Como já citei acima, na decoração industrial, os ambientes não possuem muitas divisões, são mais no estilo loft, então a cozinha tende a ser americana. Ou seja, praticamente junto da sal. Escolha uma mesa e as cadeiras de ferro, estantes e araras também compõe a decoração. As cores ficam ao seu critério, existem pessoas que gostam de dar um destaque para os móveis, já que as paredes e o piso costumam ser monocromáticos. Já outras preferem algo mais raiz, fiel ao estilo e usam móveis escuros, na maioria pretos.

    Decoração: estilo industrial

    Outra dica muito legal é usar a tinta que imita lousa em uma das paredes, você leva o tom escuro e ainda pode usar desenhos bem bacanas, além de recado dos seus amigos.

    Muito engana-se quem pensa que o estilo industrial torna o ambiente masculinizado. Muitas mulheres que preferem algo mais clean optam pela decoração, principalmente, para escritórios, por ajudar na concentração, pois são menos informações para se distrair. Além de ser uma ótima opção para quem não gosta da casa com muitos enfeites e cores.

    Decoração: estilo industrial

    Quem não possui grandes janelas e portas e tem ambientes bem divididos em casa, mas ainda sim quer apostar no industrial, a dica fica por conta dos objetos, cadeiras, mesas, luminárias e papéis de parede que imitam cimento queimado e tijolo aparente. A estrutura fica intacta, mas você consegue mudar todo o conceito de um ambiente ou de uma casa inteira.

    Agora que você conheceu um pouquinho do mundo da decoração industrial, já pode ter algumas ideias para decorar a sua casa!

     

    Compartilhe



  • arquitetura e decoração
  • Como decorar um apartamento pequeno

    como decorar um apartamento pequeno
    Foto: Pixabay

    Os apartamentos com metragem abaixo dos 50 metros quadrados invadiram as cidades. Com pouco espaço e muita procura por esses imóveis concentrados nas regiões com melhor infraestrutura, muitas pessoas se encontram no dilema de encontrar uma kitnet para alugar, mas ter que se conformar de que o espaço não será convidativo. Isso é um mito.

    Com jeitinho e boa vontade, você pode transformar um espaço pequeno em um apartamento cheio de charme. Você mora em uma quitinete? Sonha em buscar um loft à venda ou até um studio? Quer saber como deixar esses espaços aconchegantes e com a sua cara? Fique ligado!

    Adote o lema “menos é mais”

    A primeira dica para que você deixe seu pouco espaço bonito, é entender que quanto mais objetos estiverem entulhados, menor ele vai parecer.

    Sabe aquela prateleira cheia de souvenirs? É bom preparar o plástico bolha e embalá-los um a um. Esse espaço pode ser usado para sua TV, seus livros ou seu aparelho de som, por exemplo.

    Independentemente da metragem de um imóvel, muitos objetos agrupados dão a ideia de que existe pouco espaço. Em um apartamento pequeno isso é ainda mais visível.

    Essa é uma boa hora para você presentear seus amigos com objetos pelos quais você tem carinho. Os mais apegados podem guardar esses itens em uma caixa, mas o ideal é abrir mão daquilo que você não precisa, de fato, no dia a dia.

    Quanto mais você analisar o que é necessário na sua casa, mais espaço será liberado e mais ampla parecerá sua casa. Além do mais, menos objetos quer dizer menos tempo na faxina, certo? Use seus espaços com sabedoria e veja seu apartamento ganhar espaço magicamente.

    Como decorar um apartamento pequeno
    Foto: Pixabay

    Invista em móveis funcionais

    Felizmente os designers de móveis caminham junto com as tendências imobiliárias. Hoje é possível encontrar móveis funcionais, inclusive nas grandes redes de varejo.

    Aposte em mesas retráteis, daquelas que podem ficar visíveis somente durante o uso. Outra dica é investir em móveis planejados. Embora não possam ser movidos, eles já vêm com os espaços separados para os principais eletrodomésticos e conferem organização à sua decoração.

    Se não for possível planejar os móveis, uma boa ideia é providenciar a instalação de armários suspensos. Eles cumprem o papel com maestria e ainda liberam o espaço do chão.

    Camas com baús ou gaveteiros podem ajudar você a armazenar cobertas mais pesadas e outros objetos que não são utilizados durante o ano todo. Isso vai liberar espaço no guarda-roupas e vai evitar que você tenha que lidar com algo que não é tão usado no seu dia a dia.

    Você também pode utilizar banquetas ou pufes com almofadas removíveis, que escondem mais um espacinho para ser utilizado como organizador.

    Aproveite as cores

    Não caia na conversa de que um apartamento totalmente branco é a sua melhor escolha. Embora os tons claros ajudem na amplitude do ambiente, o uso inteligente das cores pode ajudar aqueles que não abrem mão de um colorido na vida.

    Em ambientes integrados, procure manter a cor na parede compartilhada. Esse truque dá a impressão de continuidade e pode fazer seu cômodo conjugado parecer maior.

    Se você não abre mão de um laranja ou de um azul-marinho, procure reservar essas cores para o chão, mas mantendo paredes claras. Isso vai conferir personalidade à sua casa sem deixar o espaço pesado.

    Para os que não abrem mão do branco total, uma dica é passar uma camada de tinta branca luminosa nas paredes. O efeito desses produtos é capaz de fazer milagres. Acredite!

    Aposte em espelhos

    Embora os espelhos “consumam” espaços na parede, eles são uma boa ideia para quem procura um imóvel para alugar e não pode fazer grandes modificações no espaço. De fáceis instalação e remoção, os espelhos dão a impressão de maior espaço e podem ficar bastante charmosos.

    Tome cuidado para não exagerar nessa ideia. Espelhos demais podem ser desconfortáveis e denunciar a sua ideia de ampliar o ambiente, causando o efeito contrário.

    Lembre-se de que os espelhos devem ser instalados onde realmente devem mostrar algo bonito, ou seja, é preciso cautela para não refletir o banheiro ou aquele cantinho da bagunça.

    Como decorar um apartamento pequeno
    Foto: Pixabay

    Outra estratégia é evitar que as lâmpadas e luminárias fiquem muito próximas aos espelhos, já que a luz pode incomodar bastante e obrigar suas visitas (e você!) a evitarem determinados lugares da casa.

    Não se esqueça de que não são somente os espelhos que trazem amplitude a um apartamento pequeno. Superfícies levemente espelhadas também podem ajudar na sua decoração.

    Evite acumular

    Por mais sustentável que você seja, procure não guardar potinhos, sacolas, embalagens e objetos que não usa mais. Essa dica parece não fazer diferença, já que algumas coisas parecem não ocupar muito espaço, entretanto, o acúmulo de quinquilharias impede que você harmonize sua decoração.

    Aquele prato lascado ou a xícara quebrada que você tanto ama podem dar lugar a uma violeta, por exemplo. A ideia é utilizar o que deveria ir para o lixo de forma a contribuir com a sua decoração sem comprometer o seu espaço de circulação.

    O mesmo vale para roupas que você não usa mais. Doe as peças que você não veste há mais de um ano e libere espaço no guarda-roupa. Mesmo que você não ocupe todas as prateleiras, elas podem ser usadas para organizar outros objetos, como DVDs, por exemplo.

    Decore sua parede

    Para aqueles que moram em apartamento pequeno e não abrem mão dos itens de decoração, uma dica é decorar as paredes e deixar as prateleiras e estantes reservadas somente para o que é estritamente necessário.

    Abuse de quadros e pendure os porta-retratos em vez de deixá-los na mesa. Se você gosta de plantas, aposte em floreiras verticais e deixe seu ambiente cheio de vida.

    É possível decorar espaço reduzido sem comprometer a área de que você precisa para viver. O importante, aqui, é se planejar e fazer as melhores escolhas na hora de decorar a casa.

    Foto: Pixabay

    Seguindo essas dicas, você pode deixar seu apartamento cheio de personalidade. Viu como é possível decorar um imóvel pequeno? Você gostou das nossas ideias? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude seus amigos!

    Compartilhe



  • Decoração
  • 10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível

    Texto de Habitissimo para o blog Marielydelrey

     

    O natal está chegando e essa é a época de propagar a magia do natal na decoração da sua casa. Passar por essa época do ano sem ter ao menos uma árvore, luzes piscando ou um toque vermelho em casa é bem desanimador, não é mesmo? Por isso, decorar a casa é uma ótima opção, e ainda pode ser divertido e uma oportunidade de unir ainda mais a família. Para isso, você não precisa investir uma grande quantidade de dinheiro em itens de decoração. Pelo contrário, a ideia é liberar o espírito criativo que existe dentro de você e fazer uma decoração com a sua personalidade. Para te ajudar nessa missão de trazer o natal para a sua casa, listamos 10 ideias simples e inspiradoras. Confira só!

     

    1. Iluminação de natal

     

    Pensar em natal é pensar em iluminação. Logo associamos a casas e ruas iluminadas. Por isso, apostar em uma iluminação charmosa pode ser a melhor maneira de deixar a sua casa com o espírito natalino. Uma dica é usar pisca-pisca na árvore de natal, muitas velas, lampiões e enfeites iluminados. Isso vai te ajudar a trazer o aconchego que você está procurando.

    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Dicas de Mulher
    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: New Móveis

     

    1.  Guirlandas de natal

     

    As guirlandas são a cara do natal! Entre elas, existem diversas opções: as bolas tradicionais, que podem ser feitas com as bolinhas das árvores de natal. As guirlandas naturais, que são feitas de ramos de plantas, galhos secos, flores, pinhas ou frutas secas. Outra opção de guirlanda também são as de tecidos, que são as coloridas e fáceis de se trabalhar, como o feltro ou fitas, por exemplo.

    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Modaya
    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Altenburg

     

    1. Árvore de natal

     

    Não podemos nos esquecer das árvores de natal. Mas, vamos apostar em árvores ousadas e cheias de personalidade? Então conte com árvores feitas de galhos secos; somente de pisca pisca dando um contorno de árvore de natal; árvores feita com os próprios enfeites e até mesmo de papel. O resultado é uma árvore de natal super charmosa e com a sua personalidade nela.

    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Pinimg
    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Dicasanet

     

    1. Mesa de jantar

     

    A mesa de jantar é onde será realizada a seia. Portanto, deve ser muito bem decorada para transmitir a magia do natal que você preparou. Algumas dicas para decorar a mesa são: decoração com velas, decoração com bexigas, guarda napos vermelhos, fitas nas velas, toalhas vermelhas e personalizadas para o natal, pisca-pisca nos pés da mesa e, além disso, você também pode marcar o lugar dos convidados com fitas, nomeando com o nome de cada um deles.

    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Elo7
    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Casando em BH

     

    1. Pinhas

     

    As pinhas são uma das decorações favoritas de natal. Para isso, você pode usá-las como enfeites de porta, fugindo das guirlandas tradicionais. Também pode usá-las como porta-velas, adaptando-as para isso. E, também pode contar com as pinhas como enfeites de mesa e da sua árvore de natal. Uma dica bacana é pintar as pinhas com as suas cores preferidas.

    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Elo7
    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: 3bp

     

    1. Flores para o natal

     

    As flores são excelentes opções para o natal. Principalmente as flores vermelhas com folhas bem verdinhas. Além de deixar com as cores do natal, elas vão gerar mais conforto e aconchego para a sua casa. Algumas dicas de flores são: bico de papagaio e rosas.

    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Flowers
    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Florista

     

    1. Objetos reciclados

     

    Para decorar sua casa para o natal, sem gastar muito, você pode apostar nos objetos reciclados e deixar sua decoração mais artesanal. Algumas opções são: potes de vidros com velas. Você ainda pode colocar uma fita vermelha no pote e deixá-lo super charmoso. Outra opção é contar com garrafas pintando-as com suas cores preferidas. Você ainda pode colocar flores nas garrafas para deixá-las ainda mais charmosas.

    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Gratisoptehalen
    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Ytimg

     

    1. Lembrancinhas para os convidados

     

    Você também pode fazer lembrancinhas especiais para os seus convidados. Principalmente se a ceia de natal for na sua casa. Você pode embalar as lembrancinhas em pacotinhos natalinos. Além disso, pode animar a festa com máscaras divertidas e fazer um mural de fotos especial, com fotos reveladas de toda a família.

    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Elo7
    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Decorfacil

     

    1. Madeira

     

    A madeira é a cara do natal. Por isso, incorpore-a em sua decoração natalina, com taquinhos de madeira que podem ser usados para decorar sua mesa. Usar taquinhos de madeira como porta velas e também usá-los com palete decorativo, aproveitando as tábuas dos paletes para criar painéis decorativos com motivos natalinos para compor a decoração de um espaço em especial.

    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: /theinteriorsaddict.
    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: b2.mk e diyhsh

     

    1. Cantinhos charmosos

     

    Ter um cantinho charmoso de natal é uma ótima maneira de fazer uma decoração natalina. Se você tiver uma escada em casa, pode decorá-la no corrimão e colocar caixinhas iluminadas nos degraus. Se não tiver, pode utilizar a janela como um cantinho especial, colocando pisca-piscas, guirlandas e outros tipos de enfeites.

    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: Americanas
    10 ideias para ter uma decoração de Natal inesquecível
    Foto: traditionalhome

     

    Gostou das dicas? Então compartilhe com os seus amigos e espalhe a magia do natal para eles também!

    Texto enviado por Patrícia Thiago de Habitissimo: guia para encontrar informação detalhada, orçamento e opiniões sobre profissionais e empresas de obras, arquitetura e decoração.

     

    Compartilhe